UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maíra Darido da Cunha
Titulo AS VOZES DE SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Orientador(a) Prof. Dr. José Luis Bizelli
Data 07/08/2019
Resumo A seguinte investigação abordou a inclusão de servidores que se declararam com deficiência em três universidades públicas: UFSCar, UFSC e UNESP. Neste sentindo, buscou-se identificar e descrever a situação de servidores com deficiência que trabalham nestas universidades públicas, bem como, avaliar neste espaço, as ações realizadas por meio da legislação vigente. A pesquisa caracterizada como um estudo exploratório de natureza descritivo-analítica, parte da análise de documentos e realização de questionários e entrevistas. Foram 69 servidores entrevistados por questionário e, destes, 12 participaram da entrevista semiestruturada. Dar vozes ao servidores permitiu a reflexão de como as instituições de ensino superior, promotoras de pesquisas científicas e do discurso da inclusão, estão agindo com seu próprio corpo de servidores com deficiência. Chamou a atenção o grande índice de servidores que responderam que já sofreram discriminação e preconceito dentro do mercado de trabalho, evidenciando a necessidade de se pensar para além do ingresso da pessoa com deficiência mas, principalmente, de sua permanência. Neste sentindo, a maioria dos servidores entrevistados alegaram não se sentirem valorizados em seus postos de trabalho e, ainda, afirmaram desconhecerem as comissões e grupos de acessibilidades dentro das instituições de ensino superior. As questões elencadas permeiam a ótica da acessibilidade dentro das universidades e dos postos de trabalhos apontando para a necessidade da garantia de recursos de tecnologia assistiva para inclusão efetiva no exercício laboral. Outro ponto investigado foi o conhecimento das leis de inclusão e perspectivas perante a elaboração de políticas públicas para a pessoa com deficiência. Os servidores alegaram que há uma grande lacuna entre o que é proposto nas leis e o que de fato se efetiva no cotidiano. Assim, à guisa de uma primeira conclusão nota-se que as universidades públicas investigadas não estão efetivamente preparadas para receber, no seu quadro de servidores, pessoas com deficiência. É preciso aprimorar seus processos, refletir suas práticas e dar voz aos seus servidores. Dessa forma, as análises trilham o caminho para ações que possam, de fato, atingir toda a comunidade acadêmica e se desdobrar em medidas inclusivas que possam ser transplantadas para toda a sociedade.
Palavras – chave: Inclusão. Pessoa com deficiência. Servidores com deficiência. Universidade Pública. Mercado de trabalho.

ABSTRACT
The following investigation addressed the inclusion of servers that declared themselves disabled in three public universities: UFSCar, UFSC and UNESP. In this sense, we sought to identify and describe the situation of disabled employees working in these public universities, as well as evaluate in this space, the actions carried out by means of the current legislation. The research characterized as an exploratory study of descriptive-analytical nature, starts from the analysis of documents and the accomplishment of questionnaires and interviews. There were 69 servers interviewed by questionnaire, of which 12 participated in the semi-structured interview. Giving a voice to the servers allowed us to reflect on how higher education institutions, promoters of scientific research and the discourse of inclusion, are acting with their own bodies of disabled servants. Attention was drawn to the large number of employees who answered that they had already suffered discrimination and prejudice within the labor market, evidencing the need to think beyond the entrance of the disabled person, but mainly, their permanence. In this sense, most of the servers interviewed claimed not to feel valued at their jobs and also stated that they did not know the commissions and groups of accessibilities within higher education institutions. The issues listed permeate the viewpoint of accessibility within universities and workplaces, pointing to the need to guarantee assistive technology resources for effective inclusion in the work exercise. Another point investigated was the knowledge of the laws of inclusion and perspectives before the elaboration of public policies for the person with disability. Servers have argued that there is a large gap between what is proposed in the laws and what is actually effective in everyday life. Thus, as a first conclusion, it is noted that the public universities investigated are not effectively prepared to receive persons with disabilities in their staff. You have to improve your processes, reflect your practices, and give your servers a voice. In this way, the analyzes guide the way for actions that can, in fact, reach the entire academic community and unfold in inclusive measures that can be transplanted to the whole society.
Keywords: Inclusion. Disabled person. Servers with a disability. Public university. Job market.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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