|
|
Aluno(a) |
Rita de Cássia Quadrado |
Titulo |
Professor, agora dá tempo! O discurso oficial e seus reflexos no trabalho docente nos anos 90 em São Paulo |
Orientador(a) |
|
Data |
27/02/2004 |
Resumo |
Este estudo tem por objetivo analisar o trabalho docente na rede estadual paulista no período de 1995 a 2000 e estabelecer relações com a organização social do trabalho na sociedade capitalista, dentro dos moldes econômicos neoliberais. Focalizaram-se, inicialmente, as características econômicas e políticas da sociedade capitalista nas décadas de 80 e 90 e suas relações com a organização social do trabalho.Em seguida, procedeu-se a análise dos ajustes que essas características impuseram às políticas públicas em educação, cujo viés notadamente economicista fez propagar um discurso oficial que, uma vez mais concebe a educação como promotora do crescimento econômico do país. Em confronto com esse discurso oficial há outros que demonstram que essa concepção inviabiliza a construção de um projeto de educação pública e democrática.Procedeu-se a um levantamento de medidas implementadas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. A análise dessas medidas permitiu inferir a estreita relação que existe entre a nova organização do trabalho docente e a reorganização do trabalho verificada na sociedade capitalista nesses tempos de neoliberalismo. Nas considerações finais são enfatizados alguns pontos importantes da pesquisa que podem contribuir para o debate sobre a organização do trabalho docente e sobre os rumos da escola pública. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|