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			| Aluno(a) | 
			Rita de Cássia Quadrado | 
		 
		
			| Titulo | 
			Professor, agora dá tempo! O discurso oficial e seus reflexos no trabalho docente nos anos 90 em São Paulo | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			27/02/2004 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Este estudo tem por objetivo analisar o trabalho docente na rede estadual paulista no período de 1995 a 2000 e estabelecer relações com a organização social do trabalho na sociedade capitalista, dentro dos moldes econômicos neoliberais. Focalizaram-se, inicialmente, as características econômicas e políticas da sociedade capitalista nas décadas de 80 e 90 e suas relações com a organização social do trabalho.Em seguida, procedeu-se a análise dos ajustes que essas características impuseram às políticas públicas em educação, cujo viés notadamente economicista fez propagar um discurso oficial que, uma vez mais concebe a educação como promotora do crescimento econômico do país. Em confronto com esse discurso oficial há outros que demonstram que essa concepção inviabiliza a construção de um projeto de educação pública e democrática.Procedeu-se a um levantamento de medidas implementadas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. A análise dessas medidas permitiu inferir a estreita relação que existe entre a nova organização do trabalho docente e a reorganização do trabalho verificada na sociedade capitalista nesses tempos de neoliberalismo. Nas considerações finais são enfatizados alguns pontos importantes da pesquisa que podem contribuir para o debate sobre a organização do trabalho docente e sobre os rumos da escola pública. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
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