|
|
Aluno(a) |
Juliana Rossi Duci |
Titulo |
METAMORFOSES DA AUTORIDADE: do professor ao algoritmo |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória |
Data |
27/08/2019 |
Resumo |
Esta pesquisa investiga a noção de autoridade pedagógica docente e sua metamorfose formatada pelos aparatos audiovisuais tecnológicos digitais que incorporam a expressão contemporânea de autoridade. Para esse fim, o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, como suporte dos processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais se configura como caso cuja exemplaridade se deve enquanto representante da racionalidade contemporânea que expressa na lógica algorítmica sua referência e modelo. A partir do suporte teórico da primeira geração da Teoria Crítica da Sociedade e do debate sobre a racionalidade contemporânea em suas determinações técnico-mercadológicas, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico analisando as mutações estruturais sofridas pela noção de autoridade no campo histórico, social e educacional. Os resultados permitiram indicar que, tendencialmente, a metaformose da autoridade pedagógica docente para os aparatos tecnológicos audiovisuais digitais ocorre. Tal conformação do processo de ensino e aprendizagem, no âmbito da prática docente, não realiza suas pretensões originais e acaba por ser submetida às condições de heteronomia e dominação, as quais, em primeiro plano, busca superar. Palavras – chave: Autoridade. Docência. Moodle. Racionalidade tecnológica.
ABSTRACT
This research investigates the notion of teaching pedagogical authority and its metamorphosis formatted by digital audiovisual technological apparatuses that incorporate the contemporary expression of authority. To this end, the Moodle Virtual Learning Environment, as a support for the processes of teaching and learning mediated by digital technologies, is a case whose exemplarity is due to the representative of contemporary rationality that expresses in its algorithmic logic its reference and model. Based on the theoretical support of the first generation of the Critical Theory of Society and the debate on contemporary rationality in its technical-marketing determinations, we carried out a bibliographical research analyzing the structural mutations suffered by thernnotion of authority in the historical, social and educational field. The results allowed us to indicate that the metaformose of teaching pedagogical authority for digital audio-visual technological apparatuses tends to occur. Such conformation of the teaching and learning process, within the scope of teaching practice, does not fulfill its original pretensions and ends up being subjected to the conditions of heteronomy and domination, which, in the first plane, seeks to overcome.
Keywords: Authority. Teaching. Moodle. Technological Rationality. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|