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Aluno(a) |
José Hilton Pereira da Silva |
Titulo |
A Prática como Componente Curricular nos Cursos de Licenciatura em Física da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Cristina de Senzi Zancul |
Data |
05/07/2019 |
Resumo |
Este trabalho teve como objetivo identificar, a partir dos projetos pedagógicos, como se
configura a Prática como Componente Curricular (PCC) nos cursos de Licenciatura em Física
da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Para análise
dos dados da pesquisa, empregamos os elementos da Análise Textual Discursiva (ATD).
Apresentamos, neste texto, as principais discussões sobre a ideia de profissionalização docente
e o paradigma da formação de professores calcada na prática reflexiva. Elaboramos um breve
relato histórico, sobre o desenvolvimento da Prática de Ensino na formação de professores, em
especial do ensino secundário, além de um breve histórico sobre a criação e o desenvolvimento
das instituições federais de ensino tecnológico no Brasil. Também relatamos sobre o
desenvolvimento dos cursos de licenciatura na RFEPCT. Por meio do nosso levantamento, foi
possível catalogar 73 cursos presenciais, de Licenciatura em Física, pertencentes a essa rede,
que tem números compatíveis aos oferecidos pelas universidades federais, nessa habilitação.
Tivemos acesso a 64 projetos pedagógicos, dos quais 35 foram escolhidos, aleatoriamente, para
análise. Após esse processo, verificamos que alguns cursos (14,3% da amostra) optaram por
desenvolver a PCC utilizando a carga horária total de algumas disciplinas do currículo. A essa
opção, chamamos de prática “disciplinar”. Outros cursos (8,6% da amostra), escolheram adotar
a PCC em forma de componentes externos à matriz curricular, tipo de prática que chamamos
de “não-disciplinar”. A maior parte dos cursos (40,0% do total), adotou a carga horária de PCC
distribuída em uma porcentagem da carga de diversas disciplinas do currículo. A esse tipo de
prática intitulamos “híbrida”. Em 5,7% da amostra, a PCC foi dividida entre propostas
extracurriculares e entre disciplinas do currículo, tipo de prática nomeada de “compartilhada”.
Por falta de dados, informações, ou mesmo definições, não foi possível identificar de que
maneira a PCC foi adotada por 11,4% cursos da amostra e, nesses casos a chamamos de “nãoidentificada”.
Por fim, em 20% dos cursos da amostra os dados foram inconsistentes ou
incompletos em relação à PCC e estas receberam a denominação “inconclusiva”. Acreditamos,
que estes e outros resultados, nos permitem ter uma ideia de como os cursos de Licenciatura
em Física da RFEPCT interpretaram e implementaram a PCC em seus projetos pedagógicos. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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