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			| Aluno(a) | 
			José Hilton Pereira da Silva | 
		 
		
			| Titulo | 
			A Prática como Componente Curricular nos Cursos de Licenciatura em Física da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. Maria Cristina de Senzi Zancul | 
		 
		
			| Data | 
			05/07/2019 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Este trabalho teve como objetivo identificar, a partir dos projetos pedagógicos, como se 
configura a Prática como Componente Curricular (PCC) nos cursos de Licenciatura em Física 
da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Para análise 
dos dados da pesquisa, empregamos os elementos da Análise Textual Discursiva (ATD). 
Apresentamos, neste texto, as principais discussões sobre a ideia de profissionalização docente 
e o paradigma da formação de professores calcada na prática reflexiva. Elaboramos um breve 
relato histórico, sobre o desenvolvimento da Prática de Ensino na formação de professores, em 
especial do ensino secundário, além de um breve histórico sobre a criação e o desenvolvimento 
das instituições federais de ensino tecnológico no Brasil. Também relatamos sobre o 
desenvolvimento dos cursos de licenciatura na RFEPCT. Por meio do nosso levantamento, foi 
possível catalogar 73 cursos presenciais, de Licenciatura em Física, pertencentes a essa rede, 
que tem números compatíveis aos oferecidos pelas universidades federais, nessa habilitação. 
Tivemos acesso a 64 projetos pedagógicos, dos quais 35 foram escolhidos, aleatoriamente, para 
análise. Após esse processo, verificamos que alguns cursos (14,3% da amostra) optaram por 
desenvolver a PCC utilizando a carga horária total de algumas disciplinas do currículo. A essa 
opção, chamamos de prática “disciplinar”. Outros cursos (8,6% da amostra), escolheram adotar 
a PCC em forma de componentes externos à matriz curricular, tipo de prática que chamamos 
de “não-disciplinar”. A maior parte dos cursos (40,0% do total), adotou a carga horária de PCC 
distribuída em uma porcentagem da carga de diversas disciplinas do currículo. A esse tipo de 
prática intitulamos “híbrida”. Em 5,7% da amostra, a PCC foi dividida entre propostas 
extracurriculares e entre disciplinas do currículo, tipo de prática nomeada de “compartilhada”. 
Por falta de dados, informações, ou mesmo definições, não foi possível identificar de que 
maneira a PCC foi adotada por 11,4% cursos da amostra e, nesses casos a chamamos de “nãoidentificada”. 
Por fim, em 20% dos cursos da amostra os dados foram inconsistentes ou 
incompletos em relação à PCC e estas receberam a denominação “inconclusiva”. Acreditamos, 
que estes e outros resultados, nos permitem ter uma ideia de como os cursos de Licenciatura 
em Física da RFEPCT interpretaram e implementaram a PCC em seus projetos pedagógicos. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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