UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Cátia Regina Guidio Alves de Oliveira
Titulo As séries graduadas de leitura na escola primária paulista (1890-1910)
Orientador(a)
Data 26/02/2004
Resumo A proposta deste estudo foi a de analisar alguns aspectos acerca de um tipo específico de literatura escolar, muito utilizada no final do século XIX, e meados do XX, nas escolas primárias públicas brasileiras. Trata-se das séries graduadas de leitura – literatura criada para atender ao modelo de escola graduada. Contudo, dada a amplitude desse cenário escolar, tomou-se como contexto a escola pública primária paulista, do período de 1890 a 1910. Partindo-se do pressuposto de que o livro de leitura é um objeto cultural, procurou-se verificar qual foi a importância dessas séries de leitura naquele ambiente escolar, que estava se constituindo a partir da implementação de um novo regime político. A análise do material contribuiu para a elucidação de algumas questões acerca da história do livro e da história da leitura escolar no Brasil, como que características apresentavam essas séries, o que se esperava da sua utilização e quais eram as suas propostas de ensino da leitura e da escrita. Para isso, foram utilizadas como fontes dois modelos de séries graduadas de leitura, as quais se destacaram pela longa permanência nas listas de divulgação de livros didáticos das editoras – o primeiro, enciclopédico, representado pela série de autoria de Felisberto de Carvalho, e, o segundo, modelo formativo, representado pela série Puiggari-Barreto, de autoria de Romão Puiggari e Arnaldo de Oliveira Barreto.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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