|
|
Aluno(a) |
Cátia Regina Guidio Alves de Oliveira |
Titulo |
As séries graduadas de leitura na escola primária paulista (1890-1910) |
Orientador(a) |
|
Data |
26/02/2004 |
Resumo |
A proposta deste estudo foi a de analisar alguns aspectos acerca de um tipo específico de literatura escolar, muito utilizada no final do século XIX, e meados do XX, nas escolas primárias públicas brasileiras. Trata-se das séries graduadas de leitura literatura criada para atender ao modelo de escola graduada. Contudo, dada a amplitude desse cenário escolar, tomou-se como contexto a escola pública primária paulista, do período de 1890 a 1910. Partindo-se do pressuposto de que o livro de leitura é um objeto cultural, procurou-se verificar qual foi a importância dessas séries de leitura naquele ambiente escolar, que estava se constituindo a partir da implementação de um novo regime político. A análise do material contribuiu para a elucidação de algumas questões acerca da história do livro e da história da leitura escolar no Brasil, como que características apresentavam essas séries, o que se esperava da sua utilização e quais eram as suas propostas de ensino da leitura e da escrita. Para isso, foram utilizadas como fontes dois modelos de séries graduadas de leitura, as quais se destacaram pela longa permanência nas listas de divulgação de livros didáticos das editoras o primeiro, enciclopédico, representado pela série de autoria de Felisberto de Carvalho, e, o segundo, modelo formativo, representado pela série Puiggari-Barreto, de autoria de Romão Puiggari e Arnaldo de Oliveira Barreto. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|