|
|
Aluno(a) |
Daniela Cristina Lopes de Abreu |
Titulo |
Escola primária paulista: propostas de mudanças nos anos 70 e 80 |
Orientador(a) |
|
Data |
25/02/2004 |
Resumo |
Essa dissertação apresenta as transformações ocorridas no ensino elementar nas décadas de 1970 e 1980. Além de examinar as iniciativas de mudanças institucionais e didático-pedagógicas procurando verificar as representações dos educadores sobre essas iniciativas, mediante a análise de artigos publicados em dois periódicos de circulação nacional (Cadernos de Pesquisa e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos), contribuindo assim para os estudos históricos sobre o ensino primário. Sem pretender cobrir exaustivamente todo o período, demos maior ênfase aos momentos cruciais em que medidas governamentais implicaram alterações substanciais, tais como a reforma de 1967 (unificação e facilitação dos exames de admissão; implantação do sistema de seriação em níveis para as duas primeiras séries do ensino primário; criação dos grupos escolares ginásios), a Reforma de 1971 (Lei 5.692), o processo de implantação do ensino de 1º grau na rede pública de São Paulo entre os anos de 1974 e 1976 e a criação do Ciclo Básico no estado de São Paulo, em 1983. Essas mudanças, como tentamos demonstrar ao longo da dissertação, não significaram apenas a transformação de um tipo de estabelecimento de ensino, mas de toda uma concepção de educação fundamental e sua organização administrativa e didático pedagógica. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|