|
|
Aluno(a) |
Luciana Cristina Porfírio |
Titulo |
A escola pelas lentes da cultura da mídia: um estudo das narrativas sobre ensino na Escolinha do Professor Raimundo |
Orientador(a) |
|
Data |
19/02/2004 |
Resumo |
O trabalho que ora se apresenta buscou verificar como a cultura da mídia incorpora elementos da cultura escolar e os reproduz à sua maneira. Essa reprodução se dá por meio de narrativas constituídas de signos que criam sentidos diversos, porque estão vinculadas as experiências sociais profundas, sendo as imagens visuais e textuais produzidas pela televisão elementos discursivos que produzem e reproduzem noções e práticas sobre a educação escolar. Para se ter uma compreensão geral dessa composição foi preciso ver e ler as representações cômicas da escola, principalmente naquilo que se refere ao ensino dos seus conteúdos, desvendando por entre as imagens visuais e textuais os universos simbólicos que a fomentam. Para tanto, foi preciso adotar um conjunto de procedimentos metodológicos, construindo as fontes no decorrer da pesquisa, por meio da transcrição das falas, fichas de personagens, fichas temáticas, descrição das personagens. Esse conjunto de procedimentos justifica-se por se tratar de um campo novo que não tem muita tradição nas pesquisas em educação. Entende-se neste trabalho, que os registros produzidos por essa cultura da mídia, cômicos ou não, podem tornar-se fontes documentais e interessantes para pesquisas em educação no período recente. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|