UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Aline Helena Iozzi de Castro
Titulo Educação, cultura e poder na obra de Georges Snyders: rastros e rumos da alegria na escola
Orientador(a)
Data 18/02/2004
Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar a obra do pedagogo francês Georges Snyders por seus fundamentos, objetivos e conceitos centrais; de modo a apreender os elementos que fundamentam sua pedagogia progressista, entendendo por essa expressão a ênfase pedagógica na transmissão dos conteúdos clássicos da cultura universal e a proposição de uma educação que forme as crianças e jovens das camadas exploradas para a tomada de consciência. É central na obra de Snyders o pensamento sobre as relações entre Estado, educação e sociedade em um movimento teórico que propugna a educação como instrumento fundamental na luta pela instituição de uma sociedade mais justa e igualitária.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara