| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Aline Helena Iozzi de Castro | 
		 
		
			| Titulo | 
			Educação, cultura e poder na obra de Georges Snyders: rastros e rumos da alegria na escola | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			18/02/2004 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		O presente trabalho tem como objetivo analisar a obra do pedagogo francês Georges Snyders por seus fundamentos, objetivos e conceitos centrais; de modo a apreender os elementos que fundamentam sua pedagogia progressista, entendendo por essa expressão a ênfase pedagógica na transmissão dos conteúdos clássicos da cultura universal e a proposição de uma educação que forme as crianças e jovens das camadas exploradas para a tomada de consciência. É central na obra de Snyders o pensamento sobre as relações entre Estado, educação e sociedade em um movimento teórico que propugna a educação como instrumento fundamental na luta pela instituição de uma sociedade mais justa e igualitária. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |