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Aluno(a) |
Osmar Quim |
Titulo |
Teoria e prática na percepção de professoras: concepções construtivistas que fundamentam o processo de alfabetização em escolas de Alto Araguaia - MT |
Orientador(a) |
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Data |
17/02/2004 |
Resumo |
As pesquisas e discussões atuais sobre o pensamento do professor trazem à tona muitas questões que necessitam, ainda, de estudos mais amplos e aprofundados que possam esclarecê-las e propôr novos rumos para a profissionalidade docente. O presente trabalho se propôs a investigar, no discurso de professoras alfabetizadoras de escolas municipais de Alto Araguaia - MT, quais as teorias implícitas que fundamentam sua prática, enfatizando as teorias de natureza psicológica, buscando responder a algumas questões que se encontram interligadas a uma questão maior: a relação teoria-prática. Os dados obtidos em entrevista informal foram analisados com base em uma perspectiva construtivista piagetiana e nos estudos sobre a aquisição da leitura e da escrita de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Diante de uma reforma educacional - a implantação da Escola Ciclada-, as professoras alfabetizadoras encontram-se num momento de mudança metodológica com vistas a uma adequação de sua prática ao novo projeto educacional. Por meio dos nossos dados, foi possível perceber que as professoras fazem referência a várias teorias, em geral, quando falam de sua prática; assim também, quando abordam as teorias psicológicas, as professoras focalizam explicitamente as teorias do desenvolvimento infantil no que tange às fases do desenvolvimento e à necessidade de respeitá-las no processo ensino-aprendizagem, chegando mesmo a citar teorias clássicas da Psicologia. Os dados apontam também, muitas crenças ou teorias implícitas das professoras, algumas das quais se assemelham aos princípios construtivistas passíveis de serem observados na prática. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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