UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Osmar Quim
Titulo Teoria e prática na percepção de professoras: concepções construtivistas que fundamentam o processo de alfabetização em escolas de Alto Araguaia - MT
Orientador(a)
Data 17/02/2004
Resumo As pesquisas e discussões atuais sobre o pensamento do professor trazem à tona muitas questões que necessitam, ainda, de estudos mais amplos e aprofundados que possam esclarecê-las e propôr novos rumos para a profissionalidade docente. O presente trabalho se propôs a investigar, no discurso de professoras alfabetizadoras de escolas municipais de Alto Araguaia - MT, quais as teorias implícitas que fundamentam sua prática, enfatizando as teorias de natureza psicológica, buscando responder a algumas questões que se encontram interligadas a uma questão maior: a relação teoria-prática. Os dados obtidos em entrevista informal foram analisados com base em uma perspectiva construtivista piagetiana e nos estudos sobre a aquisição da leitura e da escrita de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Diante de uma reforma educacional - a implantação da Escola Ciclada-, as professoras alfabetizadoras encontram-se num momento de mudança metodológica com vistas a uma adequação de sua prática ao novo projeto educacional. Por meio dos nossos dados, foi possível perceber que as professoras fazem referência a várias teorias, em geral, quando falam de sua prática; assim também, quando abordam as teorias psicológicas, as professoras focalizam explicitamente as teorias do desenvolvimento infantil no que tange às fases do desenvolvimento e à necessidade de respeitá-las no processo ensino-aprendizagem, chegando mesmo a citar teorias clássicas da Psicologia. Os dados apontam também, muitas crenças ou teorias implícitas das professoras, algumas das quais se assemelham aos princípios construtivistas passíveis de serem observados na prática.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara