UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Sandra Sueli de Castro Lacerda
Titulo A progressão continuada em exame: “estudos sobre a primeira avaliação de ciclos no sistema de ensino do Estado de São Paulo
Orientador(a)
Data 16/02/2004
Resumo A presente Dissertação de Mestrado comprometeu-se com o objetivo de analisar a Primeira Avaliação de Ciclos no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, colocando em exame a Progressão Continuada. Desse modo, assumiu o compromisso de investigar o impacto causado pela Avaliação de Ciclos, tendo em vista que ela se configurava como um momento oportuno de se examinar os resultados obtidos pela implementação do regime de Progressão Continuada. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, e estudo de caso de um aluno da quarta série do Ciclo I do Ensino Fundamental do período da manhã e de um aluno da oitava série do Ciclo II do Ensino Fundamental do período da tarde, que realizaram as provas de avaliação de Ciclo.O estudo permitiu concluir que a forma como foi realizada a Primeira Avaliação de Ciclos do Estado de São Paulo, acabou contradizendo o que preconizam a LD.Ben 9394/96 e a Deliberação CEE Nº 09/97 que instituiu no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, o regime de Progressão Continuada no Ensino Fundamental e até mesmo os objetivos do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento do Estado de São Paulo), pois ao se colocar como somativa permitindo dar boas e más notas, aprovando e reprovando os alunos, criaram uma hierarquia, deixando assim de servir à regulação das aprendizagens.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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