|
|
Aluno(a) |
Sandra Cristina Lúcio |
Titulo |
Análise e perspectivas do ensino itinerante como um serviço de apoio pedagógico especializado |
Orientador(a) |
|
Data |
12/02/2004 |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar o serviço do Ensino Itinerante no município de Araraquara sob a ótica de seus participantes: técnicos, professores itinerantes, professores inclusores e os responsáveis diretos pelos educandos com necessidades educacionais especiais. Optou-se pelo estudo descritivo-analítico. Este trabalho de pesquisa é composto por quatro capítulos: o primeiro capítulo aborda o processo histórico da evolução da Educação Especial; o segundo capítulo aborda a metodologia utilizada no trabalho, o método descritivo-analítico; no terceiro capítulo são abordados os resultados deste trabalho de pesquisa por meio da caracterização da Educação Especial no município de Araraquara, da descrição do Ensino Itinerante como um serviço de apoio pedagógico especializado no município e por meio de categorizações. E, finalmente, apresento algumas considerações finais. Este trabalho de pesquisa compreendeu três etapas distintas que denominamos: Estudo 1, que apresenta a caracterização do serviço, seus objetivos, sua organização, sua clientela e também o seu corpo docente; o Estudo 2 refere-se à coleta de dados realizada com os professores da rede municipal de educação (professores do ensino regular e professores itinerantes) e aos profissionais que atuam de forma indireta com esses educandos; e o Estudo 3, que consiste na coleta de dados junto aos responsáveis diretos dos educandos com necessidades educacionais especiais que receberam ou que recebem o atendimento do serviço do Ensino Itinerante no município de Araraquara. O estudo permite afirmar que o Ensino Itinerante é um serviço consolidado no município de Araraquara e sua atual função se dá no suporte do processo de inclusão. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|