UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Gabriela Pagani
Titulo QUANDO OS PROFESSORES DESISTEM: UM ESTUDO SOBRE A EXONERAÇÃO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO.
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Jose da Silva Fernandes
Data 30/04/2019
Resumo As pesquisas recentes têm demonstrado que a rede paulista de ensino, de modo geral, possui dificuldades em manter seus docentes efetivos nas escolas, visto que em média, a cada dia, oito professores concursados, das classes Professor do Ensino Básico I e Professor do Ensino Básico II, desistem de seu cargo. Tais dados corroboram com um diagnóstico alarmante sobre o processo de desistência docente na década de 1990 na mesma rede. Considerando que há um déficit de professores na rede, o estudo sobre a persistência desse fenômeno da exoneração é relevante para a melhor compreensão sobre as condições de trabalho dos docentes visto que a não permanência dos professores nas escolas tem sido constatada como um problema para o bom desempenho de programas e políticas educacionais. Este estudo tem como principal objetivo compreender as causas que levam os docentes concursados da classe Professor do Ensino Básico II, a exonerar o cargo na rede estadual de ensino regular de São Paulo e analisar aspectos das condições do trabalho docente nessa rede que podem estar relacionados com a exoneração. A pesquisa considerou, além do contexto histórico, conceitos relacionados à condição de trabalho, exoneração e absenteísmo docente. Trata-se de pesquisa empírica que considerou os índices da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo sobre o contingente de servidores e dados sobre a exoneração, com vista a fundamentar a análise das informações obtidas por meio de entrevistas que deram voz a quatro professores do Ensino Básico II que exoneraram o cargo. A principal hipótese sobre a exoneração do cargo de professor efetivo na rede estadual paulista relaciona esse fenômeno ao contexto de desprofissionalização da categoria, principalmente a partir das reformas neoliberais da década de 1990, visto que alavancaram, dentre outras questões, a flexibilização das condições de trabalho, o sucateamento salarial e o acúmulo de funções administrativas aos professores. Os dados apontam ainda que os professores deixam a rede pública de ensino, mas não o trabalho no magistério, já que seguem atuando em outras redes de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho docente. Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Exoneração docente. Absenteísmo docente.

ABSTRACT
Recent researchs has shown difficulties that the Sao Paulo State Education Department has in keeping its effective teachers at schools. There is about eight teachers, from elementary and high school, that resign their work positions every day. These data corroborate with an alarming diagnosis about the process of teachers dropout in the same network at the 1990s. Considering that there is a deficit of teachers in the Sao Paulo State Education Department, the persistence of this resignation phenomenon is a relevant research to the better understanding about teachers working conditions. Also, the teachers lack of permanence has been verified as a problem for educational programs and policies good performance. This study has as main objective to understand the causes that lead the high school professors resign their position in the Sao Paulo State Education System and to analyze aspects of the teaching work conditions in that system that can be related with teachers resignation. The research considered the resignation and teacher absenteeism in addition to the historical context and related concepts about theachers work condition. In order to base the information analysis obtained through interviews that gave voice to four high school teachers who resign their position, this empirical research considered the index about the contingent of employee and data resignation availble at the Sao Paulo State Education Department. The main hypothesis about the resignation of the position of effective teacher at the Sao Paulo State Education Department relates this phenomenon of the category's deprofessionalization context, mainly as a result of the 1990s neoliberal reforms, since they leverage, among other issues, the precariousness of working conditions, the scrapping of wages and the accumulation of administrative functions for teachers. The enterview data also indicate that teachers have resign their position at the Sao Paulo State Education System, but they are still working as teachers in other educational networks.
KEY-WORDS: Teachers work conditions. Sao Paulo State Education Department. Teachers resignation. Teachers absenteeism.rnrnrn
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara