|
|
Aluno(a) |
Alessandra Aparecida de Souza Gibello |
Titulo |
Monteiro Lobato, o Sítio-Mundo e as identidades da criança letrada: memórias de leitura |
Orientador(a) |
|
Data |
16/02/2004 |
Resumo |
Este trabalho busca compreender a partir da concepção de infância e de uma literatura específica que emerge paralela a esse novo sentimento em relação à criança de que maneira a literatura infantil pode contribuir para a compreensão ainda que num nível imaginário das características e mentalidades de uma dada época. Desse modo, pretendemos por meio do estudo das obras infantis de Monteiro Lobato, apreender um quadro que nos possibilite pensar as questões políticas, sociais e educacionais a partir das concepções desse autor expressas em sua obra, como também da leitura e apropriação feita pela primeira geração de leitores desses textos em criança. Assim, a pesquisa desenvolve-se buscando identificar os aspectos políticos, sociais e educacionais apresentados por Lobato comparando-os, em alguma medida, com o contexto histórico-social da época, como também pela análise da leitura e apropriação de uma das gerações de leitores de Monteiro Lobato que, ao apresentarem suas memórias, nos fornecem dados para uma compreensão individual e coletiva acerca da construção de mentalidades de uma dada época, oferecendo uma contribuição aos estudos da História das Mentalidades, auxiliando ainda na compreensão de um período marcado por mudanças político-econômico-sociais no Brasil, que trouxeram reflexos para o imaginário individual e coletivo da sociedade brasileira dos anos 20 , 30 e 40. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|