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			| Aluno(a) | 
			Alessandra Aparecida de Souza Gibello | 
		 
		
			| Titulo | 
			Monteiro Lobato, o Sítio-Mundo e as identidades da criança letrada: memórias de leitura | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			16/02/2004 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Este trabalho busca compreender  a partir da concepção de infância e de uma literatura específica que emerge paralela a esse novo sentimento em relação à criança  de que maneira a literatura infantil pode contribuir para a compreensão  ainda que num nível imaginário  das características e mentalidades de uma dada época. Desse modo, pretendemos por meio do estudo das obras infantis de Monteiro Lobato, apreender um quadro que nos possibilite pensar as questões políticas, sociais e educacionais a partir das concepções desse autor expressas em sua obra, como também da leitura e apropriação feita pela primeira geração de leitores desses textos em criança. Assim, a pesquisa desenvolve-se buscando identificar os aspectos políticos, sociais e educacionais apresentados por Lobato  comparando-os, em alguma medida, com o contexto histórico-social da época, como também pela análise da leitura e apropriação de uma das gerações de leitores de Monteiro Lobato que, ao apresentarem suas memórias, nos fornecem dados para uma compreensão individual e coletiva acerca da construção de mentalidades de uma dada época, oferecendo uma contribuição aos estudos da História das Mentalidades, auxiliando ainda na compreensão de um período marcado por mudanças político-econômico-sociais no Brasil, que trouxeram reflexos para o imaginário individual e coletivo da sociedade brasileira dos anos 20 , 30 e 40. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
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