|
|
Aluno(a) |
Jessica Maria dos Santos |
Titulo |
As COM-VIDAs "Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de vida" como mobilizadores da participação da comunidade local e de transformações socioambientais nas escolas |
Orientador(a) |
Prof. Dr. RICARDO RIBEIRO |
Data |
15/04/2019 |
Resumo |
RESUMO
Fruto de Políticas Públicas de Educação Ambiental, a proposta de Escolas Sustentáveis no
Brasil pode contribuir para que cada escola se torne um “espaço irradiador de sustentabilidade
para a comunidade”. As formas como esses processos se desenvolvem nas diferente escolas,
com destaque para a proposta de criação das COM-VIDAS “Comissões de Meio Ambiente e
Qualidade de Vida” são o foco deste trabalho, que possui como objeto de estudo a COM-VIDA,
enquanto mobilizadora da participação da comunidade escolar e por consequência propulsora
de significativas transformações socioambientais nas escolas brasileiras. A pesquisa partiu do
questionamento: “O que são Escolas Sustentáveis?” E a busca para compreender essa indagação
desencadeou olhares específicos para o entendimento de como essa proposta se desenvolve no
Brasil, com destaque para o Programa Nacional de Escolas Sustentáveis, para as Conferências
InfantoJuvenis para o Meio Ambiente, as COM-VIDAS Comissões de Meio Ambiente e
Qualidade de vida, também fruto de Processos Formativos em Escolas Sustentáveis. Os
procedimentos metodológicos da dissertação destacaram a abordagem teórica, exploratória e
qualitativa, sendo concretizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise teórica documental.
Como resultado a pesquisa reforça o desafio da formação de sujeitos ecologicamente orientados
e aspectos positivos diagnosticados em escolas brasileiras que, através de ações de educação
ambientais participativas, desencadearam mudanças expressivas no cotidiano escolar, através
de ações da COM-VIDA e consequente envolvimento da comunidade local. Este trabalho
destaca as experiências transformadoras vivenciadas por uma escola pública municipal da
cidade de Barretos/SP, além de outros exemplos relevantes sobre a temática investigada.
Palavras-chave: Escolas Sustentáveis. COM-VIDAS. Educação Ambiental. Políticas
Públicas.
ABSTRACT
As a result of Public Policies for Environmental Education, the proposal of Sustainable Schools
in Brazil can contribute to making each school an "open space for sustainability for the
community". The way in which these processes are developed in the different schools, with
emphasis on the proposal to create COM-VIDAS "Commissions on the Environment and
Quality of Life" are the focus of this work, which is COM-VIDA as a study object. mobilizing
the participation of the school community and consequently propelling significant socio-
environmental transformations in Brazilian schools. The research started with the question:
"What are Sustainable Schools?" And the search to understand this question triggered specific
perspectives for understanding how this proposal develops in Brazil, with emphasis on the
National Program of Sustainable Schools for the InfantoJuvenis Conferences for the
Environment, the COM-VIDAS Commissions for the Environment and Quality of Life, also
the result of Formative Processes in Sustainable Schools. The methodological procedures of the
dissertation emphasized the theoretical, exploratory and qualitative approach, being concretized
through bibliographical research and documentary theoretical analysis. As a result, the research
reinforces the challenge of the formation of ecologically oriented subjects and positive aspects
diagnosed in Brazilian schools that, through participatory environmental education actions,
triggered significant changes in school daily life through COM-VIDA actions and consequent
involvement of the local community . This work highlights the transformative experiences
experienced by a municipal public school in the city of Barretos / SP, as well as other relevant
examples on the research topic.
Keywords: Sustainable Schools. COM-VIDAS. Environmental education. Public policy. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|