UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Luciane Moreno
Titulo Indicadores de Desenvolvimento da Educação Básica: em análise o IDEB e o IDESP nas ações de intervenções pedagógicas e de gestão
Orientador(a) Prof. Dr. RICARDO RIBEIRO
Data 28/03/2019
Resumo Resumo
Com esta pesquisa pretende-se abordar o uso de indicadores de qualidade da educação,
como IDEB e IDESP, na prática escolar, analisando como gestores e professores
organizam seus trabalhos, como planejam ações e melhorias da qualidade do trabalho.
Para tanto, inicia-se com a definição mais ampla e caracterização de indicadores,
indicadores educacionais e suas funções contextualizando-os na prática escola. Como
referência para a investigação tem-se escolas da rede pública estadual de São Paulo, no
município de Araraquara. Espera-se que este trabalho possa colaborar para a trajetória
rumo a uma prática pedagógica de maior qualidade em que todos participem de maneira
mais efetiva e democrática na sua construção, considerando os indicadores de qualidade
da educação referência significativa para o planejamento de ações que efetivamente
garantam a oferta de uma escola de qualidade.
Palavras – chave: Política educacional; indicadores educacionais; sistema de avaliação;
avaliação.

Abstract
This research intends to approach the use of quality indicators of education, such as
IDEB and IDESP, in school practice, analyzing how managers and teachers organize
their work, how they plan actions and improve the quality of work. To do so, it begins
with the broader definition and characterization of indicators, educational indicators and
their functions contextualizing them in school practice. As reference for the
investigation there are schools of the state public network of São Paulo, in the
municipality of Araraquara. It is hoped that this work can contribute to the path towards
a pedagogical practice of higher quality in which everyone participates in a more
effective and democratic way in its construction, considering the indicators of quality of
education a significant reference for the planning of actions that effectively guarantee
the offer of a quality school.
Keywords: Indicators. Educational indicators. Educational policies
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara