|
|
Aluno(a) |
Renata Maria Moschen Nascente |
Titulo |
Canais de percepção, estilos de aprendizagem e variáveis afetivas: um estudo de baixo rendimento de aprendizagem de língua inglesa |
Orientador(a) |
|
Data |
08/11/2004 |
Resumo |
A compreensão das dificuldades de aprendizagem de um grupo de estudantes adultos de Língua Inglesa da cidade de São Carlos, São Paulo, matriculados em um instituto de idiomas durante o segundo semestre de 2002, foi buscada dentro de uma perspectiva multifatorial, na qual se destacaram a utilização dos canais de percepção, visual, auditivo e cinestésico; os estilos de aprendizagem, extroversão e introversão e globalidade e analiticidade; e ainda a influência de duas variáveis afetivas, ansiedade e intolerância à ambigüidade. Tentou-se assim, compreender o baixo rendimento de aprendizagem desses educandos partindo da hipótese de que esse problema estaria relacionado ao desencontro entre as maneiras de ensinar dos professores e as maneiras de aprender dos alunos. Buscou-se ainda verificar se determinados estilos podem propiciar ou dificultar a aprendizagem de línguas. De acordo com a proposta acima explicitada, foi utilizada neste trabalho uma metodologia descritiva, optando-se por uma abordagem analítica com objetivos dedutivos. Os resultados aferidos indicaram que as preferências dos professores e alunos no que concerne à utilização de seus canais de percepção realmente influenciam os níveis de rendimento dos últimos, o mesmo tendo sido aferido no que se refere aos estilos de aprendizagem. Foi observado ainda que os níveis de ansiedade e de intolerância à ambigüidade tiveram uma forte influência na geração dos baixos níveis de rendimento de uma parte da amostra de alunos estudada. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|