|
|
Aluno(a) |
Rosicléia Maria Cipriano |
Titulo |
Lousas Digitais: concepções críticas acerca da tecnologia |
Orientador(a) |
Prof. Dr. ARI FERNANDO MAIA |
Data |
25/03/2019 |
Resumo |
RESUMO
O presente trabalho consiste num estudo sobre a chegada das novas tecnologias na sala de aula. Essa questão vem sendo amplamente discutida principalmente no campo educacional, pois os aparatos tecnológicos têm adentrado cada vez mais nossas escolas, pautadas em um discurso pedagógico muitas vezes enviesado. Trazemos em nosso trabalho a relação que se tem com a lousa digital como objeto de estudo. A princípio iniciamos nossos estudos utilizando as reflexões que Marcuse traz sobre técnica e tecnologia, perpassamos outros autores como Flusser e o Feenberg que trazem reflexões importantíssimas sobre as novas tecnologias. No decorrer do trabalho analisamos nove artigos que falassem especificamente sobre lousas digitais presentes na sala de aula, ou que falassem sobre outros aparatos tecnológicos como o computador e o tablete. Para essa análise, nos fundamentamos nas quatro categorias sobre tecnologia apresentadas por Feenberg (instrumentalismo, substantivismo, determinismo e teoria crítica), pois a hipótese é de que elas são fundamentais para esse fim. Objetivamos apontar a falta de críticas existentes sobre a lousa digital nos artigos encontrados e analisar como são classificados de acordo com as categorias. Com a finalização do trabalho identificamos que a maioria dos artigos se apresentam como instrumentalistas. Essa especificidade se deve ao fato de termos poucas produções no campo da teoria crítica que falem especificamente sobre a lousa digital na sala de aula. Por isso a necessidade de refletir sobre a importância de se ter uma teoria crítica da tecnologia, principalmente no campo educacional, onde cada vez mais estes aparatos vêm ganhando força.
Palavras – chave: Técnica. Tecnologia. Educação. Categorias. Teoria Crítica.
ABSTRACT
The present work consists of a study about the arrival of the new technologies in the classroom. This issue has been widely discussed mainly in the educational field, as technological apparatuses have increasingly penetrated our schools, based on an often skewed pedagogical discourse. We bring in our work the relation that is had with the digital slate as object of study. At first we started our studies using the reflections that Marcuse brings about technique and technology, we pass other authors like Flusser and Feenberg that bring important reflections on the new technologies. In the course of the study we analyzed nine articles that specifically talked about digital slides present in the classroom, or that talked about other technological devices such as the computer and the tablet. For this analysis, we base ourselves on the four categories of technology presented by Feenberg (instrumentalism, substantivism, determinism and critical theory), since the hypothesis is that they are fundamental for this purpose. We aim to point out the lack of critiques about the digital slate in the articles found and to analyze how they are classified according to the categories. With the completion of the work, we identify that most of the articles present themselves as instrumentalists. This specificity is due to the fact that we have few productions in the field of critical theory that speak specifically about the digital blackboard in the classroom. Therefore the need to reflect on the importance of having a critical theory of technology, especially in the educational field, where increasingly these devices are gaining strength.
Keywords: Technique. Technology. Education. Categories. Critical Theory. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|