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Aluno(a) |
Andreza Olivieri Lopes Carmignolli |
Titulo |
A INFLUÊNCIA DOS CAPITAIS CULTURAL, SOCIAL E ECONÔMICO NO SUCESSO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR |
Orientador(a) |
Profa. Dra. LUCI REGINA MUZZETI |
Data |
14/02/2019 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa analisou a trajetória escolar de sucesso de cinco estudantes que concluíram o
ensino médio entre os anos de 2015 e 2016 em uma escola pública da rede estadual de ensino
do município de Araraquara/SP. O objetivo específico foi analisar as diferentes concepções e
comportamentos frente à instituição escolar que contribuem para essa trajetória escolar de
sucesso. A análise das avaliações escolares, foco da pesquisa, mostrou um grande número de
alunos que não dominam os códigos simbólicos de leitura, escrita e cálculo reconhecidos na
cultura dominante, ou seja, letrada. Primeiramente foi necessário conhecer a concepção de
escola para cada família e as perspectivas depositadas na instituição de ensino, que é
responsável pela reprodução e legitimação das desigualdades sociais. As condutas escolares e
as atitudes familiares diante da escola são definidas pela relação entre o capital cultural e
pelos valores implícitos e interiorizados no contexto familiar. Sendo assim, a apreensão dos
códigos simbólicos exige o envolvimento de todos na familiarização com os bens culturais e
a linguagem. Nesse sentido, o sucesso escolar contribuirá para a qualificação de todos,
oportunizando a qualificação profissional e o ingresso no ensino superior. O referencial
teórico foi norteado pelos estudos de Pierre Bourdieu através dos conceitos de habitus, éthos,
capital cultural, capital econômico e capital social. Analisamos como a escola colabora para a
aquisição do capital cultural através de atividades com diferentes recursos materiais e
procedimentos metodológicos, tais como: obra de artes, livros, exposições, visita a museu e
teatro para auxiliar o aluno na aquisição do aprendizado adquirido no ambiente escolar e
como essas vivências são incorporadas à herança cultural herdada no meio familiar.
Consideramos as diferenças culturais e sociais de cada família e avaliamos como as
expectativas de sucesso escolar nos anos finais da escolarização básica cooperaram para o
prosseguimento dos estudos dos alunos pesquisados. O método utilizado na pesquisa foi o
estudo praxiológico bourdesiano, de base qualitativa, uma vez que se relaciona interna e
externamente com a apreensão do sujeito para a estruturação do habitus. O procedimento
metodológico está dividido em três etapas: na primeira, foi feito um levantamento, com a
equipe escolar, dos alunos com trajetórias escolares de sucesso e a fração de classe a que
pertencem, segundo o conceito bourdieusiano de capital econômico. Na segunda etapa, foi
feita uma reunião com os alunos selecionados para explicar o objetivo do projeto de pesquisa
e convidá-los a participar, por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Na terceira etapa, foi elaborado um roteiro de entrevista, com base em Muzzeti (1997), dentro
do método de estudo praxiológico, no qual cada pergunta corresponde a uma categoria
bourdiesiana. Os resultados mostram que, apesar de a escola oportunizar, raramente, o
contato dos alunos com alguns bens culturais, o aprendizado escolar contribuirá para a
reestruturação do habitus dos participantes, e o capital cultural herdado do meio familiar será
influenciado por essa reestruturação.
Palavras-chave: Papel da escola. Trajetória escolar. Capital cultural. Habitus.
ABSTRACT
This study analyzed the successful school trajectory of five students who completed high
school between the years 2015 and 2016 in a public school of the state education network of
the municipality of Araraquara, state of São Paulo. The specific objective was to analyze the
different conceptions and behaviors before the school institution that contribute to this
successful school trajectory. The analysis of school assessments, which is the research focus,
showed a large number of students who do not master the symbolic codes of reading, writing
and calculation recognized in the dominant culture, i.e., literate. First, it was necessary to
know the conception of school for each family and the perspectives expected from the
educational institution, which is responsible for the reproduction and legitimation of social
inequalities. School behaviors and family attitudes before the school are defined by the
relationship between cultural capital and implicit values internalized in the family context.
Thus, the apprehension of symbolic codes requires the involvement of all in familiarizing
with cultural goods and language. In this sense, school success will contribute to the
qualification of all, providing professional qualification and entry into higher education. The
theoretical reference was guided by the studies of Pierre Bourdieu through the concepts of
habitus, ethos, cultural capital, economic capital, and social capital. It was analyzed how the
school collaborates on the acquisition of cultural capital through activities with different
material resources and methodological procedures, such as: work of arts, books, exhibitions,
visit to museum and theater to assist the student in the acquisition of learning acquired in the
school environment and how these experiences are incorporated into the cultural inheritance
inherited in the family environment. It was considered the cultural and social differences of
each family and assessed how the expectations of school success in the final years of basic
schooling cooperated to continue the studies of the students studied. The method used in the
research was the Bourdieu’s praxiological study, since it relates internally and externally to
the subject's apprehension for habitus structuring, based on a qualitative methodology. The
methodological procedure is divided into three stages: In the first stage of the research, a
survey was made with the school team, the students with successful school trajectories and
the fraction of the class to which they belong, according to the Bourdieu’s concept of
economic capital. In the second stage, a meeting was held with selected students to explain
the objective of the research project and invite them to participate through the Informed
Consent Term (TCLE). In the third stage, an interview script, based on Muzzeti (1997), was
elaborated within the method of praxiological study, in which each question corresponds to a
Bourdieu’s category. The results show that although the school rarely offers students’ contact
with some cultural goods, the school learning will contribute to the restructuring of the
participants' habitus, and this restructuring will influence the cultural capital inherited from
the family environment.
Keywords: Role of the school. School trajectory. Cultural capital. Habitus. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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