|
|
Aluno(a) |
Graziela do Nascimento Godoy |
Titulo |
As práticas pedagógicas dos professores pré-escolares na promoção dos jogos de papéis sociais à luz da psicologia histórico-cultural |
Orientador(a) |
Profa. Dra. ELIZA MARIA BARBOSA |
Data |
28/02/2019 |
Resumo |
RESUMO
A Educação Infantil assume um papel essencial no desenvolvimento das crianças pequenas e
a brincadeiraé um elemento importante na promoção desse desenvolvimento. Assentir o jogo
de papéis como atividade principal da criança pré-escolar e compreender a importância de um
planejamento sistemático ao promover a atividade de brincadeira é imprescindível. Neste
trabalho buscamos compreender como esses jogos estão estruturados pelos professores pré-
escolares no cotidiano de suas práticas e como os mesmos compreendem a relação dos jogos
com o processo de representação simbólica e o desenvolvimento da imaginação e da
linguagem. Observamos ainda como essas atividades são condicionadas pelo espaço, tempo,
artefatos culturais disponíveis e especialmente pelos conteúdos culturais oferecidos ou não
pelos educadores, para assim evidenciar em que medida eles reforçam experiências cotidianas
ou promovem o domínio e contato com experiências não-cotidianas. Trata-se de uma pesquisa
de campo apoiada nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético que nos permite
apreender a realidade estudada como resultado da relação entre o singular e os liames da
totalidade. Os sujeitos da pesquisa são doze professores que atuam nas turmas de 4 e 5 anos
de três escolas da Educação Infantil da rede municipal de Araraquara, e para coleta dos dados
utilizamos o instrumento da entrevista que era composta por questões objetivas e subjetivas,
em que as respostas eram gravadas e depois transcritas. As perguntas objetivas nos ajudaram
caracterizar o universo pesquisado e compreender o tempo diário destinado as atividades de
brincadeiras de faz de conta nas instituições de educação infantil e as subjetivas foram
categorizadas, com o intuito de revelar a emancipação das ações das crianças em relação ao
uso dos objetos e espaços disponibilizados pelo professor, a trajetória de desenvolvimento das
crianças nos jogos de papéis por meio das práticas educativas e a compreensão dos
professores quanto a relação entre a atividade de jogos de papéis e a imaginação. Os
resultados indicam que a organização e os materiais dos espaços condicionam as atividades de
brincadeira, e quanto ao trabalho educativo, é possível verificar um planejamento e
reconhecimento acerca da importância dos jogos de papéis, porém não promovem elementos
referentes a ações não cotidianas. Predominam o uso das brincadeiras como meio para atingir
o ensino de conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Essas análises sugerem que é
preciso ampliar as discussões no campo da Educação Infantil a respeito das contribuições que
o jogo simbólico pode dar ao desenvolvimento da criança e seu processo de humanização.
Palavras – chave: Jogos de Papéis Sociais; Psicologia Histórico-Cultural; Pré-escola;
Desenvolvimento infantil.
ABSTRACT
Early Childhood Education plays a key role in the development of young children and playing
is an important element to promote such development. Assigning role-play as the primary
activity of the preschool child and understanding the importance of systematic planning in
promoting play activity is imperative. In this work, we seek to understand how pre-school
teachers in the daily life of their practices structure these games and how they understand the
relationship of games with the process of symbolic representation and the development of
imagination and language. We also observe how these activities are conditioned by the space,
time, and cultural artifacts available and especially by the cultural contents offered or not by
the educators, in order to highlight the extent to which they reinforce everyday experiences or
promote mastery and contact with non-everyday experiences. It is a field research based on
the assumptions of Historical-Dialectical Materialism that allows us to apprehend the studied
reality as a result of the relation between the singular and the ties of the totality. The subjects
of the research are twelve teachers who work in the 4and 5year-olds classes of three
municipal schools in Araraquara, and to collect the data we use the interview instrument that
was composed of objective and subjective questions, in that the responses were recorded and
then transcribed. The objective questions helped us to characterize the researched universe
and to understand the daily time destined for the activities of role play in the institutions of
early childhood education and the subjective ones were categorized with the intention of
revealing the emancipation of the children's actions in relation to the use of the objects and
spaces provided by the teacher, the developmental trajectory of children in role plays through
educational practices and the teachers' understanding of the relationship between role-playing
and the imagination. The results indicate that the organization and the materials of the spaces
condition the role-play activities, and as for the educational work, it is possible to verify a
planning and recognition of the importance of the role games, but it does not promote
elements referring to non-daily actions. The use of role-play as a means to achieve the
teaching of contents of several areas of knowledge is predominant. These analyses suggest
that it is necessary to broaden the discussions in the field of Early Childhood Education
regarding the contributions that the symbolic play can give to the development of the child
and its process of humanization.
Keywords: Role Play; Historical-Cultural Psychology; Preschool; Child Development. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|