UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Cristina José de Almeida
Titulo Criação do contexto inclusivo na educação infantil: um olhar sobre a brincadeira de crianças com Síndrome de Down
Orientador(a)
Data 28/05/2004
Resumo O presente trabalho procurou investigar e analisar como se dá a interação de crianças com síndrome de Down através da brincadeira, em contexto inclusivo, na Educação Infantil. Pautada na revisão histórica do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência, bem como, no processo que envolve o brincar da criança, em especial a com síndrome de Down. Utilizou-se como referencial teórico as idéias de Vigotski sobre o desenvolvimento da brincadeira, na criança; a sua interação com pares de crianças em desenvolvimento típico. Participaram deste trabalho oito crianças, sendo quatro com síndrome de Down e quatro com desenvolvimento típico, pertencentes a uma Escola Municipal de Educação Infantil. As crianças de estudo tinham entre 5 a 7 anos de idade cronológica. As crianças com síndrome de Down foram filmadas junto à pares de crianças sem a síndrome, compondo dois grupos. A análise quantitativa e qualitativa do fluxo interacional procurou analisar como acontecem as interações; quais condições facilitam/dificultam a ocorrência de interações; o quanto as interações propiciam o brincar; Realizou-se uma análise qualitativa, baseada no conteúdo das fitas de vídeo que foram transcritas, verificando quais tipos de interações ocorreram: analisando os gestos, as posturas, a linguagem utilizada pelas crianças. As interações foram divididas em episódios que facilitavam ou dificultavam a brincadeira. O trabalho mostra que a interação através do brincar pode criar o contexto inclusivo, para crianças com síndrome de Down. Algumas propostas educacionais na instituição escolar e com os educadores podem ser discutidas.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara