|
|
Aluno(a) |
Carolina Góis Ferreira |
Titulo |
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DO CONCEITO DE CLÁSSICO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Orientador(a) |
Prof. Dr. NEWTON DUARTE |
Data |
22/02/2019 |
Resumo |
RESUMO
Este trabalho apresenta um estudo sobre a fundamentação histórico-filosófica que subsidia o
conceito de clássico como postulado pela pedagogia histórico-crítica. A concepção de conhecimento
hegemônica, amparada nas pedagogias do “aprender a aprender”, recusa o conceito de clássico e,
além disso, o qualificam como sendo etnocêntrico, elitista e apartado da realidade cultural dos
alunos. A pedagogia histórico-crítica, ao contrário, entende este conceito como sendo fundamental,
pois somente a partir da transmissão e da apropriação dos saberes mais desenvolvidos constituídos
historicamente pela humanidade que esta pode ser reproduzida em cada indivíduo. Ainda que
reconheça sua importância, no âmbito da pedagogia histórico-crítica ainda são escassas as
discussões sobre esta temática. Nesse sentido, nosso objetivo foi de fornecer alguns subsídios para a
compreensão mais aprofundada do conceito de clássico. Para tal, resgatamos alguns dos
fundamentos marxistas que permeiam o conceito de clássico, o que alcançamos a partir do resgate
de autores marxistas como György Lukács, Agnes Heller e György Márkus, que permitem a
compreensão do clássico como produto da atividade humana. Tal ótica nos possibilita uma
compreensão materialista, histórica e dialética do processo de desenvolvimento humano como
fundamentando o conceito de clássico, o que permite a superação da escolha entre uma concepção
etnocêntrica e uma concepção relativista de cultura. Nossas considerações finais vão no sentido de
que este resgate nos propicia uma compreensão mais adequada do clássico, de forma que, na
educação escolar o processo de transmissão e apropriação dos conteúdos clássicos ocorra de
maneira efetiva, possibilitando o acesso pleno aos indivíduos das objetivações mais desenvolvidas
produzidas pelo gênero humano.
Palavras-chave: Clássico. Educação Escolar. Pedagogia histórico-crítica. Valor. Trabalho
Educativo.
ABSTRACT
This paper presents a study on the historical-philosophical foundation that supports the concept of
classical as postulated by the historical-critical pedagogy. The hegemonic conception of knowledge,
supported by the "learn to learn" pedagogies, refuses the concept of classical and, in addition,
qualifies it as ethnocentric, elitist and separated from the cultural reality of students. The historicalcritical
pedagogy, on the contrary, understands this concept as being fundamental, because only
from the transmission and appropriation of the most developed knowledge historically constituted
by mankind that it can be reproduced in each individual. Although it recognizes its importance, in
the scope of the historical-critical pedagogy the discussions on this subject are still scarce. In this
sense, our goal was to provide some insights for a more in-depth understanding of the concept of
classic. To do so, we have rescued some of the Marxist foundations that permeate the concept of
classical, which we achieve from the rescue of Marxist authors such as György Lukács, Agnes
Heller and György Márkus, which allow the understanding of the classic as a product of human
activity. This perspective allows us to understand the materialist, historical and dialectical aspects of
the human development process as a basis for the concept of classical, which allows us to overcome
the choice between an ethnocentric and a relativistic conception of culture. Our final considerations
are that this rescue provides us with a more adequate understanding of the classic, so that in school
education the process of transmission and appropriation of classical contents occurs in an effective
way, allowing full access to individuals of the more developed objectivations produced by mankind.
Keywords: Classic. School Education. Historical-Critical Pedagogy. Value. Educational work. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|