UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Thaís Rocha Barbieri Vatanabe
Titulo Escrita na pré-escola: a concepção hegemônica, as diretrizes curriculares e os pressupostos contra-hegemônicos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural.
Orientador(a) Profa. Dra. ELIZA MARIA BARBOSA
Data 28/02/2019
Resumo RESUMO

A presente pesquisa, de natureza teórico-bibliográfica, explicita as aproximações e
divergências teóricas, metodológicas e de conteúdos do ensino da linguagem escrita na
pré-escola, entre a concepção hegemônica da Pedagogia da Infância e as contribuições
teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural.
Compartilhamos da defesa de que a pré-escola pode contribuir para o ensino de noções
necessárias ao domínio da linguagem escrita que se consolidará no Ensino
Fundamental. Demonstramos que a heterogeneidade das práticas pedagógicas no ensino
da escrita, facilmente observadas no cotidiano das turmas pré-escolares, é fruto da
concepção hegemônica que se expressa em documentos oficiais para a pré-escola e
instrui o professor a trabalhar com a linguagem escrita genericamente, de forma diluída
entre outras linguagens. Discutimos inicialmente a origem da educação pré-escolar e as
práticas pedagógicas para o domínio da linguagem escrita; as concepções de linguagem
escrita proclamada na teoria hegemônica e contra-hegemônicas, por meio da análise das
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, documento que figura
formalmente como a principal referência para as práticas educativas. As análises
indicam uma deliberada imprecisão do conceito de linguagem escrita; diluição da
especificidade da linguagem escrita entre outras muitas linguagens colocadas em um
mesmo patamar de dificuldade e importância; a naturalização do processo de aquisição
da linguagem escrita e a falta de intencionalidade e sistematização do trabalho docente
referente à linguagem escrita. Indicamos os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica
e da Psicologia Histórico-Cultural como caminho fértil para o ensino da linguagem
escrita naquilo que cabe à educação pré-escolar. Esperamos com esta pesquisa
contribuir para a reflexão dos professores de educação infantil e enriquecer as
discussões acadêmicas a respeito do pleno domínio da linguagem escrita pelas crianças.
Palavras – chave: Escrita. Pré-escola. Pedagogia da Infância. Pedagogia Histórico-
Crítica.

ABSTRACT

The present research, of theoretical-bibliographic nature, explains the theoretical,
methodological and content divergences of teaching the written language in pre school
considering the homogeny concepts of Infant Pedagogy and its theoretical contributions
to Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology sharing the belief
that pre school can contribute to basic yet necessary practices leading to the domain of
written language that will be used further on Elementary School. Demonstrating the
heterogeneity of pedagogical practices in the teaching of writing, easily observed in the
quotidian of pre schoolers. It is the result of hegemonic conception expressed in official
documents dedicated to preschool teachers instructing them the works of written
language generically diluted within other languages. We have discussed initially the
origins of pre-school education and pedagogical practices for the domain of written
language; The conceptualizations of written language proclaim the hegemonic and
counter-hegemonic theory, through the analysis of the National Curriculum Guidelines
for Early Childhood Education. The analyzes indicate an imprecise deliberation of the
concept of written language; dilution of the specificity of written language among many
other languages ​​placed on the same level of difficulty and importance; The
naturalization of written language and the lack of intentionality and systematization of
the work. Historical-Pedagogical Critical and Historical-Cultural Psychology as way
back to the teaching of the language. The evaluation of this study contributes to the
reflection of teachers of infantile education and enriching the academic spreads to
member of the chronicler's language of the articles of the words.

Keywords: Writing. Pre-school. Pedagogy of the Childhood. Pedagogy of Historical-
Critical
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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