|
|
Aluno(a) |
Daiana Aparecida Del Bianco |
Titulo |
O trabalho do professor mediador escolar e comunitário na Rede Estadual Paulista de Ensino |
Orientador(a) |
Profa. Dra. MARIA JOSE DA SILVA FERNANDES |
Data |
20/02/2019 |
Resumo |
RESUMO
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a atuação profissional dos docentes que exercem a função de Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC) no contexto da Escola Pública Estadual Paulista tendo como unidade de análise uma escola pertencente a uma Diretoria Regional de Ensino no interior do estado de São Paulo. O tema foi definido após ser verificado que em alguns países europeus a mediação vem sendo utilizada como método alternativo para resolução de conflitos provenientes das relações interpessoais existentes na escola. Em outros países, os responsáveis pela mediação apresentam formação específica para realização das atribuições, bem como condições adequadas de trabalho que garantem intervenções mais precisas no espaço escolar. Entretanto, com as condições objetivas existentes na realidade paulista onde a função foi criada em 2010, o trabalho de Professor Mediador adquire outros contornos, uma vez que as condições básicas para o trabalho não têm sido garantidas. Com uma formação específica, inicial ou continuada fragilizada, e sem alterar problemas estruturais presentes na rede, a função tem incorporado muitas e amplas atribuições no contexto escolar. Desta forma, justificou-se a pesquisa como ação necessária ao conhecimento mais aprofundado da função que, apesar de recente, já despertou interesse do âmbito acadêmico. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de abordagem empírica, complementada por levantamento bibliográfico e documental. A coleta de dados foi efetuada por meio de observação e de entrevistas semiestruturadas com o Professor Mediador, professores do fundamental II, equipe gestora e estudantes. Autores como Bonafé-Schmitt; Jares; Littlejohn e Domenici; Morgado e Oliveira; e Torremorell embasaram teoricamente a pesquisa sobre o tema mediação e mediação de conflitos no ambiente escolar. Como principais resultados constatou-se que a implementação da função de PMEC foi inserida nos ambientes escolares sem que houvesse um diálogo anterior com a comunidade escolar. O professor que se candidata à função, normalmente, é aquele que precisa preencher sua carga horária, não sendo levado em consideração, em muitos casos, o perfil adequado. Constatou-se também que a formação em mediação é deficitária, impedindo que ela seja de fato realizada dentro dos ambientes escolares. O PMEC ainda vem buscando seu espaço e sofrendo com o não reconhecimento do seu trabalho pelos integrantes da comunidade escolar, porém, mesmo com todas as dificuldades apontadas, após a criação da função, foram percebidas relativas mudanças nas relações interpessoais dentre desse ambiente.
PALAVRAS-CHAVE: Mediação de Conflitos. Professor Mediador Escolar e Comunitário. Rede Estadual Paulista.
ABSTRACT
The present research had the objective of analyzing the professional performance of the professors who work as Teacher School and Community Mediator (PMEC) in the context of the São Paulo State Public School having as unit of analysis a school belonging to a Regional Board of Education within the state from Sao Paulo. The theme was defined after being verified that in some European countries mediation has been used as an alternative method for resolving conflicts arising from the interpersonal relationships existing in the school. In other countries, those in charge of mediation have specific training to carry out the assignments, as well as adequate working conditions that guarantee more precise interventions in the school space. However, with the objective conditions existing in the state of São Paulo where the function was created in 2010, the work of Teacher Mediator acquires other contours, since the basic conditions for the work have not been guaranteed. With specific, initial or continued formation weakened, and without altering structural problems present in the network, the function has incorporated many broad assignments in the school context. In this way, the research was justified as an action necessary for a more in-depth knowledge of the function that, although recent, has already aroused interest in the academic field. The methodology used was the qualitative research of an empirical approach, complemented by a bibliographical and documentary survey. The data collection was done through observation and semi-structured interviews with the Mediator Teacher, teachers of the fundamental II, management team and students. Authors like Bonafé-Schmitt; Jares; Littlejohn and Domenici; Morgado and Oliveira; and Torremorell theoretically based the research on the subject mediation and conflict mediation in the school environment. As main results it was verified that the implementation of the PMEC function was inserted in school environments without previous dialogue with the school community. The teacher who is applying for the job is usually the one who needs to fill his workload, and in many cases the appropriate profile is not taken into account. It was also found that mediation training is deficient, preventing it from actually being carried out within school settings. The PMEC is still looking for its space and suffering as the non-recognition of its work by the members of the school community, however, even with all the difficulties pointed out, after the creation of the function, were perceived relative changes in the interpersonal relations within that environment.
KEY-WORDS: Conflict Mediation. Teacher School and Community Mediator. São Paulo State Education Network. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|