|
|
Aluno(a) |
Jéssica Bispo Batista |
Titulo |
O desenvolvimento de emoções e sentimentos na infância como fundamento psicológico da educação escolar |
Orientador(a) |
Profa. Dra. JULIANA CAMPREGHER PASQUALINI |
Data |
28/02/2019 |
Resumo |
RESUMO
A partir do referencial teórico da psicologia histórico-cultural, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as especificidades do desenvolvimento afetivo-emocional e seus desdobramentos para a educação escolar nos quatro períodos do desenvolvimento infantil que constituem a primeira infância e a infância (primeiro ano de vida, primeira infância, idade pré-escolar, idade escolar). Considerando as emoções e sentimentos no contexto da unidade afetivo-cognitiva do psiquismo humano e compreendendo-os como processos psíquicos que adquirem novas estruturas mediante a apropriação cultural, essa investigação busca compreender a relação entre desenvolvimento emocional e ensino escolar tendo em vista instrumentalizar a organização e planejamento da ação pedagógica. A relevância do estudo se destaca por ser pouco explorada no contexto da psicologia histórico-cultural a problemática das emoções e sentimentos, bem como pelo centralismo afetivo que caracteriza as discussões sobre educação escolar na contemporaneidade. A pesquisa, de caráter teórico-conceitual, busca sistematizar proposições referentes ao desenvolvimento afetivo-emocional elaboradas por autores clássicos da psicologia histórico-cultural – com destaque a Vigotski, Leontiev, Elkonin, Bozhovich e Zaporózhets – em torno de três eixos de análise: conceitos centrais no estudo do processo funcional afetivo; o processo funcional afetivo no curso da periodização do desenvolvimento psíquico; e implicações para a educação escolar.
Palavras–chave: Emoções. Sentimentos. Psicologia histórico-cultural. Educação Escolar.
ABSTRACT
Based on the theoretical framework of historical-cultural psychology, this research aims to identify and analyze the specificities of affective-emotional development and its consequences for school education in the four periods of childhood development that constitute early childhood and childhood (first year life, early childhood, preschool age, school age). Considering the emotions and feelings in the context of the affective-cognitive unity of the human psyche and understanding them as psychic processes that acquire new structures through cultural appropriation, this research seeks to understand the relationship between emotional development and school education in order to instrumentalize the organization and planning of pedagogical action. The relevance of the study stands out because it is little explored in the context of historical-cultural psychology the problematic of emotions and feelings, as well as affective centralism that characterizes the discussions about school education in the contemporary world. The research, of a theoretical-conceptual nature, seeks to systematize propositions concerning affective-emotional development elaborated by classic authors of historical-cultural psychology - with emphasis on Vigotski, Leontiev, Elkonin, Bozhovich and Zaporózhets - around three axes of analysis: concepts central in the study of the functional affective process; the affective functional process in the course of the psychic development periodization; and implications for school education.
Keywords: Emotions. Feelings. Historical-cultural psychology. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|