UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim
Titulo Respeito, justiça e solidariedade no coração de quem ajuda: valores morais e protagonismo entre alunos para combater o bullying
Orientador(a) Profa. Dra. LUCIENE REGINA PAULINO TOGNETTA
Data 25/02/2019
Resumo RESUMO
O bullying, dentre tantas situações de violência, tem gerado preocupação, em educadores, pais e, também, no Poder Público, que sancionou a Lei Antibullying (13185/2015) e que foi incorporada, mais recentemente, à LDB. Tal lei não inaugura o combate a esse tipo de violência, mas instaura a necessidade e urgência de se compreender melhor o fenômeno e os mecanismos psicológicos que o envolve, já que aponta para a urgência de se organizar práticas de prevenção e intervenção em instituições educativas, como a implantação de SAI (Sistema de Apoio entre Iguais), que têm sido avaliadas por diferentes investigações como mais eficazes para essa função de combater o bullying. Assim, a presente pesquisa, de caráter exploratório, teve como objetivos comparar a força da adesão a valores morais – o respeito, a justiça e a solidariedade – entre três grupos de jovens: alunos de Equipes de Ajuda em escolas com a implantação deste SAI, alunos que não são membros de Equipes de Ajuda em escolas com a implantação deste SAI e alunos de escolas que não tem as Equipes de Ajuda implantadas; verificar se existe diferença nessa relação para situações de respeito onde há bullying e onde não há; verificar se a adesão ao valor do respeito em situações de bullying está mais relacionada à adesão ao valor da justiça ou da solidariedade e, por fim, analisar se há diferenças nas respostas em relação ao gênero. Nossa amostra, escolhida por conveniência, contou com a participação de 2513 adolescentes do Fundamental II, de escolas particulares do estado de São Paulo. Ela foi composta por três grupos, sendo 131 alunos, escolhidos intencionalmente por serem membros das Equipes de Ajuda (SAI), 1235 que não são membros das Equipes de Ajuda, mas são alunos de escolas onde estre SAI foi implantado e 1366 alunos de escolas que não tem as Equipes de Ajuda implantadas. Para atender aos objetivos, o instrumento utilizado foi um questionário, composto por perguntas fechadas e dividido em duas partes. A primeira englobou questões de caracterização, na qual se inseriu também a frequência de bullying e a variável participar ou não das Equipes de Ajuda. A segunda parte contou com uma adaptação do instrumento validado pela Fundação Carlos Chagas que investigou a adesão aos valores morais da justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática. Os dados apontaram que os alunos participantes de Equipes de Ajuda apresentaram-se em níveis de melhor adesão aos valores em questão e que a adesão ao valor do respeito está mais relacionada ao valor da solidariedade do que da justiça. As análises com relação ao gênero apontaram que são as mulheres que compõe a maioria daqueles que fazem parte das Equipes de Ajuda. Se pesquisas diversas apontam a falta de valores morais em situações de bullying, essa pesquisa veio somar-se aos esforços de se compreender a adesão aos valores morais em adolescentes.
Palavras-chave: Valores morais. Desenvolvimento moral. Bullying. Sistema de Apoio entre Iguais.

ABSTRACT
Bullying, among many situations of violence, has generated concern in educators, parents and, also, in the Public Power, which sanctioned the Anti-Bullying Law (13185/2015) and was most recently incorporated into LDB. Such law does not inaugurate the fight against this type of violence, but it establishes the need and urgency to better understand the phenomenon and the psychological mechanisms that involve it. Those laws point to the urgency of organizing prevention and intervention practices in educational institutions, such as the implementation of SAI (Peer support systems), which has been evaluated by different investigations as more effective for this function of combating bullying. Our hipothesis is that the participants of SAIs – that were not randomly chosen by their colegues - have a greater adherence to moral values such as respect, justice and solidarity when dealing with situations in which bullying is present. Thus, the present exploratory research aims to compare adherence to moral values, respect, justice and solidarity, by adolescents participating in the Helping Teams (Peer support systems - SAI) and by those who do not participate; to analyze whether there are differences in gender in such membership; to verify if adherence to the value of respect in bullying situations is more related to adherence to the value of justice or solidarity and to verify if there is a difference in this relation regarding respect situations where there is bullying and where there is no bullying. For the last two objectives, we hypothesize that adherence to the value of respect is more related to the value of solidarity than of justice. Our sample, chosen by convenience, counts with the participation of 3219 adolescents from Fundamental II, from private schools in the state of São Paulo. For Study 1, which aims to compare adherence to moral values, the sample is composed of two groups, 142 students, chosen intentionally for participating in the Helping Teams (SAI) and 3077 who do not participate. For study 2, the sample will be composed of the totality of the students. To meet the objectives, the instrument used will be a questionnaire, with multiple choice questions and divided into two parts. The first one includes questions of characterization, which also includes the frequency of bullying and the variable to participate or not of the Help Teams. The second part had an adaptation of the instrument validated by the Carlos Chagas Foundation, which investigates adherence to the moral values of justice, respect, solidarity and democratic coexistence. The data pointed out that the students who participating in the Help Teams were at levels of better adherence to the values in question and that adherence to the value of respect is more related to the value of solidarity than of justice. Gender analysis has pointed out that women are the majority of those who are part of the Help Teams.If several researches point to the lack of moral values in bullying situations, this research is in addition to efforts to understand adherence to moral values in adolescents.
Keywords: Moral values. Moral development. Bullying. Peer support.
Tipo Defesa-Mestrado
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