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Aluno(a) |
Gisela do Carmo Lourencetti |
Titulo |
Mudanças Sociais e Reformas Educacionais: repercussões no trabalho docente |
Orientador(a) |
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Data |
14/04/2004 |
Resumo |
O ideário neoliberal, as mudanças sociais e as reformas educacionais compõem o pano de fundo desta tese que procurou, numa perspectiva interna à escola, investi-gar as implicações das reformas educacionais implantadas nas escolas públicas pau-listas para a crise da profissão docente e a cultura docente dos professores secundá-rios. Foram realizadas entrevistas intensivas com dez experientes e comprometidos professores que atuam em escolas públicas (dois de História, Geografia, Matemáti-ca, Ciências e Português), sendo cinco homens e cinco mulheres. As transcrições literais das gravações das entrevistas foram base para análise qualitativa e qualitati-vo-quantitativa dos dados. As análises apontam que houve um acirramento na crise da profissão docente e que os professores estão vivendo um processo de intensifi-cação do trabalho (excesso de responsabilização, sobrecarga de atividades e tarefas, isolamento do trabalho na escola, baixos salários, restrição de tempo para forma-ção, acúmulo de cobranças e pressão). Especificamente em relação à reforma pau-lista, os dados mostram que os professores sentem-se objetos da progressão conti-nuada (destaque para recuperação nas férias) e do desenvolvimento de projetos. Já o trabalho coletivo, a ampliação do acervo de materiais didáticos e as aulas de re-forço são avaliadas promissoramente. A tese sugere há alteração na cultura docente dos professores secundários, sobretudo pela ampliação do seu papel socializador e rebaixamento das exigências acadêmicas dos alunos. Os resultados apontam clara-mente a indissociabilidade entre a política educacional e o trabalho docente. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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