UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Natalia Gladcheff Zanon
Titulo A inserção da Educação Ambiental em Centros Municipais de Educação Infantil em São Carlos (SP): uma análise a partir de uma perspectiva crítica
Orientador(a) Profa. Dra. MARIA CRISTINA DE SENZI ZANCUL
Data 14/02/2019
Resumo RESUMO

Considerando-se a relevância da Educação Ambiental desde o início da escolarização, o
objetivo deste trabalho foi identificar e analisar como se dá a inserção da Educação Ambiental
nos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de São Carlos, interior do estado de
São Paulo, a partir da percepção de professoras que trabalham nesses espaços. Foram
realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras de cinco CEMEIs selecionados para o
estudo, com o propósito de identificar como elas entendem o trabalho realizado com
Educação Ambiental, as práticas desenvolvidas e a forma como são conduzidas. Buscou-se
conhecer as características das atividades desenvolvidas, a existência ou não de formação para
a realização do trabalho pedagógico, os tipos de atividades propostas, bem como os
obstáculos para realização das práticas de Educação Ambiental. Ao final da coleta, todas as
informações obtidas foram organizadas, por meio de procedimentos de análise de conteúdo de
acordo com Bardin (1979), procurando-se identificar as tendências e padrões relevantes. Os
resultados foram analisados com base em referenciais teóricos da Educação Ambiental
Crítica, a partir de trabalhos de autores como Guimarães (2005), Loureiro e Layrargues
(2013), Loureiro (2007), Tozoni-Reis (2007), considerando-se, também, a perspectiva de
Paulo Freire (2009). Diante da problemática apresentada e dos objetivos que pretendíamos
desenvolver, os resultados da pesquisa confirmam a hipótese inicial de que a inserção da
Educação Ambiental em CEMEIs de São Carlos é feita de forma incipiente, tanto em relação
à forma quanto ao conteúdo. Diante do panorama encontrado, acredita-se na importância de se
investir na formação de professores, tanto inicial quanto continuada, visando o
desenvolvimento de práticas em Educação Ambiental numa perspectiva crítica, desde o início
da Educação Básica.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas. Currículo.

ABSTRACT

Considering the relevance of Environmental Education since the beginning of schooling, the
goal of this work was to identify and analyze how the insertion of Environmental Education
in the Municipal Children's Education Centers of the city of São Carlos, in the country area of
state of São Paulo, from the perception of teachers working in these spaces. Semi-structured
interviews were conducted with teachers from five CEMEIs selected for the study, in order to
identify how they perceive the work carried out with Environmental Education, the practices
developed and how they were conducted. It was sought to know the characteristics of the
activities developed, the existence or not of training for the accomplishment of the
pedagogical work, the types of activities proposed, as well as the obstacles to the
accomplishment of the Environmental Education practices. At the end of the collection all the
information obtained was organized through content analysis procedures according to Bardin
(1979), trying to identify the relevant trends and patterns. The analysis of the results were
based on the theoretical references of Critical Environmental Education, such as in Guimarães
(2005), Loureiro and Layrargues (2013), Loureiro (2007), Tozoni-Reis (2007) and Freire
(2009). In view of the problems presented and the objectives we intend to develop, the results
of the research confirm the initial hypothesis that the insertion of Environmental Education in
CEMEIs of São Carlos is done in an incipient way, in relation to both form and content.
Given the panorama found, it is believed that it is important to invest in teacher training, both
initial and continuing, aiming the development of practices in Environmental Education from
a critical perspective, from the beginning of Basic Education.
Keywords: Environmental Education. Child education. Pedagogical practices. Curriculum.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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