UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Franciane Diniz
Titulo Contribuições da horta escolar para uma educação problematizadora nos anos finais do ensino fundamental
Orientador(a) Profa. Dra. MARIA CRISTINA DE SENZI ZANCUL
Data 12/02/2019
Resumo RESUMO
 
A partir de pressupostos de uma educação dialógica, problematizadora e libertadora,
com base nas ideias de Paulo Freire, e, com aportes teóricos que fundamentam uma
abordagem de ensino por meio do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS),
este trabalho buscou investigar as potencialidades do uso da horta escolar como
recurso para a abordagem de conteúdos relacionados a ciências, meio ambiente, política,
saúde e sociedade. Foi elaborada uma sequência didática, a partir da horta, que
foi desenvolvida com estudantes de uma turma de 8º ano, durante as aulas de Ciências.
Todo o processo foi observado e registrado em diário de campo, de acordo com
procedimentos da pesquisa qualitativa, e analisado segundo o aporte teórico da Análise
Textual Discursiva. Os resultados foram organizados em três categorias e revelam que o
trabalho possibilitou reflexões sobre aspectos relacionados à CTS no mundo
contemporâneo. Durante o processo, as atividades favoreceram a problematização de
questões e ofereceram elementos para o diálogo entre os estudantes, contribuindo para a
compreensão de temas científicos relevantes. Diante dos desafios enfrentados pelo
ensino de ciências, considera-se que a perspectiva freireana oferece possibilidades para
uma formação crítica do estudante, com relação aos conteúdos dessa disciplina.

Palavras – chave: Horta escolar. Ciência Tecnologia Sociedade. Ensino de Ciências.
Pedagogia dialógica. Pedagogia problematizadora. Paulo Freire.


ABSTRACT

Based on the presuppositions of a dialogic, problematizing and liberating education,
based on the ideas of Paulo Freire, and with theoretical contributions that base a
teaching approach through the Science, Technology and Society (CTS) movement, this
work sought to investigate the potential of using the school garden as a resource for the
approach of contents related to science, environment, politics, health and society. A
didactic sequence was elaborated from the vegetable garden, which was developed with
students from an 8th grade class during Science classes. The entire process was
observed and recorded in field diary, according to qualitative research procedures, and
analyzed according to the theoretical contribution of the Discursive Textual Analysis.
The results were organized in three categories and show that the work allowed
reflections on aspects related to CTS in the contemporary world. During the process, the
activities favored the problematization of questions and provided elements for dialogue
among students, contributing to the understanding of relevant scientific topics. Faced
with the challenges faced by science education, it is considered that the Freirean
perspective offers possibilities for a critical formation of the student, regarding the
contents of this discipline.
 
Key - words: School vegetable garden. Science Technology Society. Science teaching.
Dialogical pedagogy. Problematic pedagogy. Paulo Freire.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara