| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Franciane Diniz | 
		 
		
			| Titulo | 
			Contribuições da horta escolar para uma educação problematizadora nos anos finais do ensino fundamental | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. MARIA CRISTINA DE SENZI ZANCUL | 
		 
		
			| Data | 
			12/02/2019 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
  
A partir de pressupostos de uma educação dialógica, problematizadora e libertadora, 
com base nas ideias de Paulo Freire, e, com aportes teóricos que fundamentam uma 
abordagem de ensino por meio do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), 
este trabalho buscou investigar as potencialidades do uso da horta escolar como 
recurso para a abordagem de conteúdos relacionados a ciências, meio ambiente, política, 
saúde e sociedade. Foi elaborada uma sequência didática, a partir da horta, que 
foi desenvolvida com estudantes de uma turma de 8º ano, durante as aulas de Ciências. 
Todo o processo foi observado e registrado em diário de campo, de acordo com 
procedimentos da pesquisa qualitativa, e analisado segundo o aporte teórico da Análise 
Textual Discursiva. Os resultados foram organizados em três categorias e revelam que o 
trabalho possibilitou reflexões sobre aspectos relacionados à CTS no mundo 
contemporâneo. Durante o processo, as atividades favoreceram a problematização de 
questões e ofereceram elementos para o diálogo entre os estudantes, contribuindo para a 
compreensão de temas científicos relevantes. Diante dos desafios enfrentados pelo 
ensino de ciências, considera-se que a perspectiva freireana oferece possibilidades para 
uma formação crítica do estudante, com relação aos conteúdos dessa disciplina. 
 
Palavras – chave: Horta escolar. Ciência Tecnologia Sociedade. Ensino de Ciências. 
Pedagogia dialógica. Pedagogia problematizadora. Paulo Freire. 
 
 
ABSTRACT 
 
Based on the presuppositions of a dialogic, problematizing and liberating education, 
based on the ideas of Paulo Freire, and with theoretical contributions that base a 
teaching approach through the Science, Technology and Society (CTS) movement, this 
work sought to investigate the potential of using the school garden as a resource for the 
approach of contents related to science, environment, politics, health and society. A 
didactic sequence was elaborated from the vegetable garden, which was developed with 
students from an 8th grade class during Science classes. The entire process was 
observed and recorded in field diary, according to qualitative research procedures, and 
analyzed according to the theoretical contribution of the Discursive Textual Analysis. 
The results were organized in three categories and show that the work allowed 
reflections on aspects related to CTS in the contemporary world. During the process, the 
activities favored the problematization of questions and provided elements for dialogue 
among students, contributing to the understanding of relevant scientific topics. Faced 
with the challenges faced by science education, it is considered that the Freirean 
perspective offers possibilities for a critical formation of the student, regarding the 
contents of this discipline. 
  
Key - words: School vegetable garden. Science Technology Society. Science teaching. 
Dialogical pedagogy. Problematic pedagogy. Paulo Freire. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |