UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Darlene Ferraz Knoener
Titulo Quando a convivência pede por cuidado: bullying e assédio moral em ambientes universitários
Orientador(a) Profa. Dra. LUCIENE REGINA PAULINO TOGNETTA
Data 18/02/2019
Resumo RESUMO
São comuns as manifestações de violência, dentre elas o bullying e o assédio moral, no
cenário educacional. Diante dos significativos índices de ocorrência desses fenômenos dentro
das escolas e universidades e, da necessidade de aprofundar as investigações sobre correlação
dos problemas de convivência com a formação moral e ética dos futuros professores, este
trabalho pretende ampliar os dados disponíveis para reflexão, bem como, eventualmente, para
as propostas de intervenções nos ambientes de formação. O objetivo é investigar a ocorrência
de problemas de convivência no ambiente universitário, em especial o bullying e o assédio
moral. Também verificar, na percepção desses estudantes, a eficácia ou não das intervenções
da universidade às situações de violência vividas, além de, averiguar se existem propostas de
formação em seus cursos para o tema da convivência na escola. Para o levantamento da
frequência e tipologias das manifestações de violência nas relações interpessoais, utilizamos de
uma pesquisa on-line do tipo survey-monkey, com a opção de participação via versão impressa,
aplicada em uma amostragem 318 estudantes do 1º e 3º ano de licenciaturas de diferentes campi
da Universidade Estadual Paulista. A metodologia utilizada foi um estudo de campo de
abordagem quantitativa descrevendo e explicando como os fenômenos bullying e o assédio
moral podem manifestar-se também em escolas de nível superior. A análise de consistência dos
dados foi obtida com a utilização de técnicas estatísticas da análise fatorial exploratória e os
resultados da amostra indicam haver práticas características de bullying e assédio moral nos
contextos da universidade, sendo possível também, verificar fragilidades nos sistemas de
acolhimento dos estudantes e no preparo para a abordagem preventiva e interventiva do
bullying em sua futura prática docente. As discussões da epistemologia genética piagetiana e
ainda, as contribuições da psicologia moral que delas advém forneceram a sustentação teórica
a esta investigação.
Palavras-chave: Bullying. Formação. Professores. Assédio Moral. Universidade.

ABSTRACT
Manifestations of violence, such as bullying and moral harassment, are common in the
educational scenario. Given the significant indexes of these phenomena within schools and
universities and the need to deepen the research on the correlation of problems of coexistence
with the moral and ethical formation of future teachers, this work intends to broaden the data
available for reflection, as well as, eventually, to propound interventions in teacher training
environments. The objective is to investigate the occurrence of coexistence problems in the
university environment, especially bullying and moral harassment. Also, to verify, by these
students’ point of view, the effectiveness or not of the interventions of the university related to
the situations of violence experienced, besides, to ascertain whether there is any offer of training
in their courses for the subject of the coexistence at school. To survey the frequency and types
of manifestations of violence in interpersonal relationships, we used a research based on the
survey-monkey type, with the option of participating with a printed version, applied in a sample
of 318 students from the 1st and 3rd year of graduation degrees from different campuses of
Universidade Estadual Paulista. The methodology used was a field study of quantitative
approach, describing and explaining how bullying and moral harassment phenomena can also
manifest in college education. The analysis of data consistency was obtained using statistical
techniques from the exploratory factorial analysis and the results of the sample indicate that
there are bullying and moral harassment practices in the university contexts. It is also possible
to verify weaknesses in the student reception systems and in the training for the preventive and
interventional approach of bullying in their future teaching practice. The discussions of Genetic
Epistemology by Piaget, and still the contributions of moral psychology that come from them,
provided the theoretical support for this investigation.
Keywords: Bullying. Training. Teachers. Moral Harassment. College
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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