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| Aluno(a) |
Edilson Moreira de Oliveria |
| Titulo |
A temática ambiental no trabalho educativo de uma professora iniciante: um estudo de caso |
| Orientador(a) |
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| Data |
27/02/2004 |
| Resumo |
Essa pesquisa, que trata da temática ambiental presente no trabalho educativo de uma professora iniciante, foi norteada pela hipótese de que subjacente à organização metodológica do conteúdo de ensino trabalhado pela professora iniciante, encontra-se um princípio lógico que direciona a organização metodológica do conteúdo de ensino em sala de aula, podendo ser o mesmo de caráter formal ou dialético. No decorrer dessa pesquisa objetivamos registrar que existem duas formas possíveis de se estruturar o trabalho educativo, ou seja, a lógica formal aristotélica e a lógica dialética. Na análise do trabalho educativo realizado pela professora iniciante, procuramos evidenciar o apego da mesma a um princípio de organização metodológica do conteúdo de ensino pautado pela lógica formal aristotélica. Procuramos registar que o trabalho educativo, concebido numa perspectiva crítica, exige a exata articulação desses dois princípios de organização lógica e metodológica, ou seja, da lógica formal aristotélica e da lógica dialética.Também procuramos evidenciar que as dificuldades impostas à professora, pela sua condição de iniciante, resulta num apego ao princípio lógico formal aristotélico, na sua organização metodológica do conteúdo de ensino, demonstrando a influência desse modelo, oriundo do seu processo de formação, o qual tem esse princípio lógico como o seu principal sustentáculo. |
| Tipo |
Defesa-Doutorado |
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