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			| Aluno(a) | 
			Edilson Moreira de Oliveria | 
		 
		
			| Titulo | 
			A temática ambiental no trabalho educativo de uma professora iniciante: um estudo de caso | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			27/02/2004 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Essa pesquisa, que trata da temática ambiental presente no trabalho educativo de uma professora iniciante, foi norteada pela hipótese de que subjacente à organização metodológica do conteúdo de ensino trabalhado pela professora iniciante, encontra-se um princípio lógico que direciona a organização metodológica do conteúdo de ensino em sala de aula, podendo ser o mesmo de caráter formal ou dialético. No decorrer dessa pesquisa objetivamos registrar que existem duas formas possíveis de se estruturar o trabalho educativo, ou seja, a lógica formal aristotélica e a lógica dialética. Na análise do trabalho educativo realizado pela professora iniciante, procuramos evidenciar o apego da mesma a um princípio de organização metodológica do conteúdo de ensino pautado pela lógica formal aristotélica. Procuramos registar que o trabalho educativo, concebido numa perspectiva crítica, exige a exata articulação desses dois princípios de organização lógica e metodológica, ou seja, da lógica formal aristotélica e da lógica dialética.Também procuramos evidenciar que as dificuldades impostas à professora, pela sua condição de iniciante, resulta num apego ao princípio lógico formal aristotélico, na sua organização metodológica do conteúdo de ensino, demonstrando a influência desse modelo, oriundo do seu processo de formação, o qual tem esse princípio lógico como o seu principal sustentáculo. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
	 
	 
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