UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Raul Alves de Souza
Titulo Quando a mão que acolhe é igual a minha: a ajuda em situações de (cyber)bullying entre adolescentes
Orientador(a) Profa. Dra. LUCIENE REGINA PAULINO TOGNETTA
Data 19/02/2019
Resumo Resumo
O bullying é definido como "comportamento indesejado e agressivo entre
crianças e adolescentes que envolve um desequilíbrio de poder entre as
partes, que se repete ao longo do tempo". Avilés (2012) acrescenta que os que
sofrem tais agressões mantêm-se numa questão de vitimização por
impossibilidade de se desvencilhar de uma autoimagem com pouco valor.
Afirma ainda que agressor e vítima estão sempre sob os olhos de seus iguais,
que testemunham os fatos. Segundo Cowie (2011), os sistemas de apoio entre
pares são grupos de alunos preparados a oferecer estratégias e saídas para os
problemas que afligem a convivência diária. Avilés, Torres e Vián (2008),
acrescentam que o conceito de Equipes de Ajuda (EA’s) é baseado na ideia de
grupos formados na escola, que habitualmente convivem entre si e desse
modo identificam seus próprios problemas, sendo considerados como redes de
apoio estáveis, que atuam de modo cooperativo e colaborativo. O objetivo é
priorizar a concepção de uma equipe, de um grupo de alunos que trabalham
unidos pela mesma atividade e que podem se ajudar em um dado momento,
independentemente de sua idade. A atual pesquisa apresenta caráter
exploratório, cujo problema se dá por: haverá diferenças entre as crenças de
autoeficácia para ajudar em situações de bullying emitidas por alunos de
escolas em que os SAI foram implantados e outras em que tal trabalho não
existe? Ela se deu pelo desenvolvimento de dois objetivos. No primeiro,
buscou-se comparar as diferenças percebidas nas crenças de autoeficácia
para a ajuda em situações de bullying entre adolescentes entre escolas que
possuem os sistemas de apoio entre iguais implantados e em escolas que não
o possuem. No segundo, a evolução nas crenças de autoeficácia para ajudar
em escolas onde existem os SAI implantados em três momentos distintos,
antes da implantação, um ano após e dois anos após. Como resultados gerais,
encontramos que as crenças atingiram índices menores em escolas que
possuem os SAI implantados, bem como tiveram uma diminuição
estatisticamente significativa após um ano do trabalho desenvolvido. Isso se
dá, segundo nossa análise, pelo aumento da percepção e tomada de
consciência da complexidade do fenômeno, o que não existe, em escolas que
não têm o trabalho desenvolvido. Um dado interessante, que comprove essa
nossa ideia, é a de que após dois anos da implantação, as crenças apresentam
um aumento no seu score, representando assim, segundo essa perspectiva,
que o tempo do trabalho desenvolvido é relevante e necessário para que se
atinjam os objetivos propostos.
Palavras chave: Bullying; Equipes de Ajuda, Espectadores e Autoeficácia

Abstract
Bullying is defined as a “undesirable and aggressive behavior among children
and teenagers which involves a power imbalance between the roles, it’s
repeated along the time”. Avilés (2012) adds that individuals who suffer such
aggressions maintain themselves in a victimization role, because of
impossibilities to unleash of a low value self-image. He still affirms that author
and target are always in their peers’ presence, who testify the facts. According
to Cowie (2011), the Peers Support Systems are groups of students prepared to
offer strategies and solutions for problems that grieve the daily coexistence.
Avilés, Torres and Vián (2008) add the concept of Help Teams, which are
based on groups created at school who acquaintance and, on this way, identify
their own problems, being considered stable support networks, that acts
cooperatively and collaboratively. It aims to bring light to a team concept, a
group of students that work together for the same activity and who can help in
each moment, independent of their age. The current research has exploratory
profile with a given problem: Will there be differences in self-efficacy beliefs to
help in bullying situations told by students from schools where the Peer Support
System (SAI) has been developed than where this work hasn’t? It has
happened by two developments aims. At first, the identified differences in self-
efficacy to help, in bullying situations among teenagers, were compared
between schools with SAI implanted and at schools where there is not this kind
of work. At second, to compare the evolution in students’ self-efficacy beliefs to
help at schools where the SAI were implanted in three different moments:
before the implantation, one year after and two years after the implantation.
General results show that beliefs decrease at schools where SAI have been
implanted, as well as they had a significant statically decrease one year after
the work is done. It happens, according to our analysis, because of the increase
of perception and awareness of the phenomenon complexity, which doesn’t
exist at schools where such work is not present. An interesting data that proof
this idea is that two years after implemented, the beliefs present a score
increase, representing, according to our perspective, that the work time is
relevant and necessary so that to achieve the proposed aims.
Keys Words: Bullying; Helping Teams, Bystanders and Self-Efficacy.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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