UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Elza de Araujo Góes
Titulo Projeto comunidade de aprendizagem: a experiência sobre o modelo de Gestão Participativa em quatro escolas municipais de São José do Rio Preto/SP
Orientador(a) Prof. Dr. RICARDO RIBEIRO
Data 22/02/2019
Resumo RESUMO
O objetivo do presente trabalho é analisar o papel da gestão escolar em quatro escolas públicas
do Município de São José do Rio Preto que aderiram à proposta do projeto Comunidade de
Aprendizagem e discutir em que medida as propostas apresentadas por esse projeto poderão
contribuir com o processo de gestão democrática nas escolas públicas do município. O Projeto
Comunidade de Aprendizagem foi criado e desenvolvido pelo Centro Especial de Investigación
en Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades, da Universidade de Barcelona, na
Espanha, sendo validado cientificamente pela comunidade europeia por desenvolver ações em
países e contextos diferentes. A proposta do projeto de Comunidade de Aprendizagem tem
como base a ação Comunicativa de Jürgen Habermas e a dialogicidade de Paulo Freire, além de
outros autores dentro das áreas da psicologia, da sociologia, da pedagogia, entre outros. A
proposta apresenta uma organização e um planejamento de atividades educativas de êxito que
envolvem a participação de pais, alunos, professores, funcionários da escola e comunidade. Suas
atividades são baseadas nos princípios da Aprendizagem Dialógica, cujas ações são voltadas
para a gestão democrática e para a liderança participativa, o que implica melhor organização do
espaço escolar, possibilita a melhoria da aprendizagem dos alunos, a equidade e a melhoria das
relações sociais. Como metodologia de trabalho, realizou-se um levantamento bibliográfico
inicial sobre a temática da gestão democrática e, posteriormente, uma análise de documentos
oficiais que normatizam a gestão democrática no sistema de ensino das escolas públicas e de
registros sobre a experiência vivenciada no acompanhamento da implantação do projeto
Comunidade de Aprendizagem no município de SJRP, nas quatro escolas que aderiram à
proposta. As análises foram realizadas com base em referenciais teóricos que investigam
políticas educacionais sobre gestão democrática, e também sob a ótica de autores e
pesquisadores sobre a proposta de Comunidades de Aprendizagem. Depois dessas análises,
foram relacionados os aspectos preponderantes do Projeto Comunidades de Aprendizagem em
cada uma das quatro escolas que aderiram a ele e foi discutido o papel da gestão dessas
unidades escolares, analisando o desempenho desse profissional com as ações das propostas do
projeto Comunidade de Aprendizagem. Ao final, verificamos que fatores externos como, por
exemplo, a estrutura política do sistema e as descontinuidades de políticas públicas são
condicionantes que, muitas vezes, dificultam o desenvolvimento do planejamento das ações do
projeto. Porém, constatamos que a maior barreira para o desenvolvimento da proposta do
projeto é a falta de envolvimento e comprometimento nas ações planejadas, influenciadas pela
subjetividade dos sujeitos que estão na liderança da gestão escolar.
Palavras-chave: Gestão Democrática; Gestor escolar; Comunidade de Aprendizagem.

ABSTRACT

The objective of this study is to analyze the role of school management in four public
schools in the municipality of São José do Rio Preto, which have joined the proposal of
the Learning Community project and to discuss the extent to which the proposals
presented by this project may contribute to the process of democratic management in
public schools in the municipality. The Community Learning Project was created and
developed by the Special Center for Research on Theories and Practices that Overcome
Inequalities at the University of Barcelona in Spain and is scientifically validated by the
European community for developing actions in different countries and contexts. The
proposal of the Learning Community project is based on the communicative action of
Jürgen Habermas and the dialogicity of Paulo Freire, as well as other authors in the
areas of psychology, sociology, pedagogy, among others. The proposal presents an
organization and planning of successful educational activities that involve the
participation of parents, students, teachers, school staff and community. Its activities are
based on the principles of Dialogic Learning, whose actions are directed towards
democratic management and participative leadership, which implies better organization
of the school space, makes possible the improvement of students' learning, equity and
improvement of social relations. As a working methodology, an initial bibliographical
survey was carried out on the subject of democratic management and, later, an analysis
of official documents that regulate the democratic management in the public school
system of education and records on the experience lived in the monitoring of the
implantation of the project Learning Community in the municipality of SJRP, in the
four schools that adhered to the proposal. The analyzes were carried out based on
theoretical references that investigate educational policies on democratic management,
and also from the perspective of authors and researchers on the proposal of Learning
Communities. After these analyzes, the predominant aspects of the Learning
Communities Project were listed in each of the four schools that adhered to it, and the
role of the management of these school units was discussed, analyzing the performance
of this professional with the actions of the proposals of the Learning Community
Project. In the end, we verified that external factors, such as the political structure of the
system and the discontinuities of public policies, are constraints that often hamper the
development of planning of project actions, but the greatest barrier to the development
of project actions is the lack of involvement and commitment in the planned actions
influenced by the subjectivity and inetersubjectivity of the subjects that are in the
leadership of the school management.
Keywords: Democratic Management; School director; Learning Community.
Tipo Defesa-Mestrado
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