|
|
Aluno(a) |
Carla Francielly Martini Novaes |
Titulo |
Os playgrounds nas creches na visão de graduandos de Pedagogia |
Orientador(a) |
Profa. Dra. FABIANA CRISTINA FRIGIERI DE VITTA |
Data |
19/02/2019 |
Resumo |
RESUMO
O playground contém recursos que favorecem a aprendizagem física, cognitiva, emocional e social da criança. É caracterizado por seus equipamentos, como o balanço, escorregador, gira-gira, gangorra, entre outros. É um artifício comumente presente nos berçários e creches, auxiliando as crianças em seu desenvolvimento integral. O presente estudo objetivou verificar a percepção dos alunos de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo sobre o papel das atividades com equipamentos do playground nas instituições de educação infantil e sua relação com a estimulação do desenvolvimento integral da criança de zero a 18 meses de idade. Para isso, foi realizado a aplicação de um questionário eletrônico inserido na plataforma Google Drive e enviado por e-mail aos participantes, tratando sobre os temas: formação acadêmica; o papel dos equipamentos do playground e sua relação com a estimulação do desenvolvimento da criança de 0 a 1a6m; e os conhecimentos necessários para a atuação junto a essa faixa etária utilizando o dispositivo playground. A pesquisa foi previamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob n° 2.156.980. Responderam a esse questionário 125 estudantes. A tabulação dos resultados obtidos pelo questionário foi feita por meio do processamento de dados do sistema Planilhas Google integrado à plataforma de armazenamento Google Drive. Já o tratamento dos dados foi feito por meio de estatística descritiva. A discussão dos resultados, teve como base teórica a revisão de literatura, a fim de encontrar similaridade acerca do que foi encontrado sobre o tema da pesquisa e as respostas dos participantes. Foi possível constatar a relevância dos equipamentos do playground na percepção da maioria dos estudantes de pedagogia, seja como elemento a ser estudado durante a formação de professores e utilizado na prática como recurso pedagógico aplicado no dia-a-dia, na instituição de Educação Infantil.
Palavras – chave: Playground. Educação Infantil. Berçário. Creche. Formação de Professores.
ABSTRACT
The playground is composed by resources that favor the child's physical, cognitive, emotional, and social learning. It is characterized by equipment such as swing, slide, merry-go-round, seesaw, among others. It is a usual device in nurseries and day care centers that helps children full development. The present study aimed to investigate how Pedagogy undergrad students from a public university of the State of São Paulo percept the role of playground equipment activities in early childhood education institutions and its relationship with the full development stimulation of the child from zero to 18 months of age. For this, an electronic questionnaire inserted in the Google Drive platform was e-mailed to the participants, about the themes: academic formation; the role of playground equipment as well as its relation to the stimulation of child development from 0 to 1y6m; and the required knowledge to work with this age group using the playground device. The research was previously approved by the Research Ethics Committee by the protocol number 2.156.980. The questionnaire was answered by 125 students. Afterwards, the results were tabulated by data processing system from Google Sheets which is integrated to the Google Drive storage platform. Data treatment was performed by descriptive statistics. The discussion of the results was based on literature review, in order to find any similarity with what was found on the research and the participants' answers. Therefore, it was possible to behold the relevance of the playground equipment in the majority of pedagogy undergrad students’ perception, as an element to be studied during the teacher’s formation and used in practice as a pedagogical resource applied daily in the institution of Child education.
Key words: Playground. Child education. Day care center. Nursery. Teacher formation. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|