UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rosa Gonçalves de Oliveira
Titulo A PRÁTICA DO PROFESSOR INTERLOCUTOR DE LIBRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REDE ESTADUAL PAULISTA SOB O OLHAR DE ESTUDOS CIENTIFICOS
Orientador(a) Profa. Dra. LUCI PASTOR MANZOLI
Data 18/01/2019
Resumo RESUMO

Diante das políticas públicas implementadas para a educação de surdos, direitos
substanciais são garantidos a essa comunidade, como o surgimento de um novo profissional
para a área da educação. Frente a esse contexto, a Resolução SE no 38 de 2009 dispõe sobre a
admissão de docentes com qualificação na Língua Brasileira de Sinais - Libras, nas escolas
da rede estadual de ensino. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o que
dizem, teses e dissertações das universidades públicas do estado de São Paulo, referentes à
prática do Professor Interlocutor (PI) de Libras no ensino fundamental e médio da rede
estadual paulista. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, de cunho qualitativo. A
coleta de dados realizou-se no Banco de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital
Brasileira - IBICT. Foram analisadas 06 produções científicas, nas quais os dados são
apresentados mediante Identificação e Análise das Produções e divididos em duas categorias.
A primeira mostra que as produções têm investigado a temática por meio de diversos
referenciais teóricos, sendo todas de abordagem qualitativa. Os principais instrumentos de
coleta de dados foram; entrevista, Grupo Focal e observação. O maior número de
participantes desses estudos foi de professores interlocutores, tendo como principais
resultados os apontamentos e reflexões sobre a formação, titulação, caracterização, e a prática
do Professor Interlocutor. Além disso, foram apontadas questões sobre as políticas públicas
para a educação de surdos na rede estadual paulista. A segunda categoria aponta que a prática
do Professor Interlocutor está relacionada a diversas situações, que vão desde a sua
contratação, condições de trabalho, concepção sobre a sua função, formação e domínio da
Libras. As teses e dissertações estudadas apresentaram resultados convergentes em relação a
atuação do PI e a educação de surdos na rede estadual paulista, além de fragilidades e lacunas
nos documentos governamentais, constatando que as políticas públicas de educação bilíngue
não asseguram condições apropriadas, no que tange ao processo de escolarização desse
alunado.
Palavras-chave: Professor Interlocutor, Libras, educação de surdos.

ABSTRACT

In the face of public policies implemented for the education of the deaf, substantial
rights are guaranteed to this community, such as the emergence of a new professional in the
area of education. Against this background, Resolution SE No. 38 of 2009 provides for the
admission of qualified teachers in the Brazilian Language of Signs - Libras, in the schools of
the state school system. In this sense, the present research aims to analyze the theses and
dissertations of the public universities of the state of São Paulo, referring to the practice of the
Interlocutor Professor (PI) of Libras in the elementary and middle schools of the State of São
Paulo. This is a bibliographical study of a qualitative nature. Data collection was done at the
Bank of Thesis and Dissertation of Capes and at the Brazilian Digital Library - IBICT.
Sixteen scientific productions were analyzed, in which the data are presented through
Identification and Analysis of Productions and divided into two categories. The first one
shows that productions have investigated the theme through several theoretical references, all
of them with a qualitative approach. The main instruments of data collection were; interview,
Focus Group and observation. The largest number of participants in these studies was of
interlocutors, having as main results the notes and reflections on the formation, titling,
characterization, and practice of the Interlocutor Teacher. In addition, questions were raised
about public policies for the education of the deaf in the state of São Paulo. The second
category indicates that the practice of the Interlocutor Teacher is related to several situations,
ranging from hiring, working conditions, conception about their function, training and
mastery of Libras. The theses and dissertations studied presented convergent results in
relation to the performance of the IP and the education of the deaf in the state of São Paulo, as
well as weaknesses and gaps in government documents, noting that public policies for
bilingual education do not ensure appropriate conditions for schooling process.
Keywords: Teacher Interlocutor, Libras, education of the deaf.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara