UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Paulo César Cedran
Titulo Política, educação e currículo escolar paulista (1982-2002): pressupostos políticos, mudanças institucionais e conradições sociais contextualizadoras da expropriação das Hamanidades na Escola Básica
Orientador(a)
Data 18/02/2004
Resumo Num trabalho sobre os conflitos gerados em torno dos processos de seleção, estruturação e reestruturação curricular e também sobre a relação entre a estrutura curricular e a formação para a cidadania, esta Tese de Doutorado procurou analisar as políticas educacionais que envolvem a temática curricular da escola pública paulista no período de 1982-2002, sob a perspectiva de uma história do currículo que captasse os processos de ruptura e descontinuidade, de forma a compreendermos como as implicações sócio-econômicas instauradas, a partir do chamado Neoliberalismo em Educação, refletem-se no processo de formação para a cidadania, sob a perspectiva de um embate de forças antagônicas da sociedade civil e política. Trabalho que coloca em discussão a relevância das disciplinas da área das Humanidades, imprescindíveis para a compreensão crítica da realidade social, com vista à transformação social.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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