|
|
Aluno(a) |
Paulo César Cedran |
Titulo |
Política, educação e currículo escolar paulista (1982-2002): pressupostos políticos, mudanças institucionais e conradições sociais contextualizadoras da expropriação das Hamanidades na Escola Básica |
Orientador(a) |
|
Data |
18/02/2004 |
Resumo |
Num trabalho sobre os conflitos gerados em torno dos processos de seleção, estruturação e reestruturação curricular e também sobre a relação entre a estrutura curricular e a formação para a cidadania, esta Tese de Doutorado procurou analisar as políticas educacionais que envolvem a temática curricular da escola pública paulista no período de 1982-2002, sob a perspectiva de uma história do currículo que captasse os processos de ruptura e descontinuidade, de forma a compreendermos como as implicações sócio-econômicas instauradas, a partir do chamado Neoliberalismo em Educação, refletem-se no processo de formação para a cidadania, sob a perspectiva de um embate de forças antagônicas da sociedade civil e política. Trabalho que coloca em discussão a relevância das disciplinas da área das Humanidades, imprescindíveis para a compreensão crítica da realidade social, com vista à transformação social. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|