UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Gláucia Piacentini
Titulo O DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA: O Papel do Gestor Coordenador na Formação Docente
Orientador(a) Prof. Dr. Edson do Carmo Inforsato
Data 20/12/2018
Resumo Formar profissionais da educação é desafiador para um gestor coordenador. Ele necessita estar atento aos fatores externos e internos que contribuem para o desenvolvimento de um trabalho significativo, humano e tangível. O gestor coordenador é essencial para a realização de um trabalho formativo para que todos os envolvidos no ambiente escolar sejam beneficiados, principalmente os docentes. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi fazer um levantamento de dados para compreender quais são os desafios que os gestores coordenadores enfrentam na rotina escolar e no seu papel como formador docente. O percurso metodológico adotado foi a pesquisa empírica qualitativa. Os dados foram levantados através de um questionário eletrônico com gestores coordenadores que trabalham em escolas estaduais de uma cidade do interior do estado de São Paulo através do link disponibilizado pela Diretoria de Ensino da cidade. Nessa pesquisa, foi possível compreender melhor o papel do gestor coordenador na formação continuada dos docentes, seus desafios e necessidades. A pesquisa mostrou resultados relevantes, no entanto, o maior desafio dos gestores coordenadores na formação continuada ainda é a desmotivação dos docentes, principalmente em um ambiente de mudanças, complexo e cada vez mais exigente pela sociedade contemporânea.
Palavras – chave: Formação Continuada, O Papel do Gestor Coordenador, Necessidades Humanas, Sociedade Contemporânea, Complexidade do Ser Humano e da Educação.

ABSTRACT

The formation of the education professional is a challenge for the school manager coordinator. This professional needs to be attentive to external and internal factors that contribute to the development of a work which is meaningful, human and real. The school manager coordinator is essential to promote a formative work to benefit all those who are involved in the school environment, especially the teachers. Therefore, the aim of this research is to make a survey to understand the challenges that school managers coordinators faced in the school routine as a teacher training. The methodological approach adopted was an empirical qualitative research. The data was collected through an electronic questionnaire with school manager coordinators who work in public schools in the countryside of São Paulo State. In this research, it was possible to understand better the role of the school manager coordinator in the continuing education of the teachers and their difficulties and challenges. The research showed relevant results however the biggest challenge for the school manager coordinators is the lack of motivation of the teachers, especially in a changing, complex and demanding as the contemporary society.
Keywords: Continuing Education, The Role of the School Manager Coordinator, Human Necessities, Contemporary Society, Complexity of the Human Being and Education.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara