UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Tauane Andrade de Souza
Titulo TRAJETÓRIA ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATÉ A EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES FAMILIARES E ESCOLARES
Orientador(a) Profa. Dra. Relma Urel Carbone Carneiro
Data 12/12/2018
Resumo O presente estudo teve como questão de pesquisa a trajetória escolar de
pessoas com deficiência e os fatores que os levaram a chegar à educação
superior, considerando as relações familiares e escolares. O objetivo desta
pesquisa foi compreender as particularidades da trajetória acadêmica de
pessoas com deficiência que frequentaram a educação superior. A pesquisa foi
realizada tendo como objeto de estudo as trajetórias de vida de pessoas com
deficiência que concluíram a educação superior e dos seus respectivos
familiares. A opção metodológica utilizada foi a história oral de vida, de modo a
dar voz aos sujeitos entrevistados. Para a coleta de dados foi elaborado uma
entrevista semiestruturada afim de resgatar o processo de escolarização
vivenciado pelos depoentes. Participaram desta pesquisa dois adultos com
cegueira, ambos do sexo masculino; dois adultos com surdez, uma do sexo
feminino e outro do sexo masculino. Para compor o estudo também
participaram os familiares dos sujeitos. Um casal se interessou em ser
entrevistado junto, nas outras famílias apenas um dos responsáveis foi
entrevistado, sendo um pai e duas mães. A partir da organização dos dados foi
possível compor os seguintes eixos para a análise das entrevistas dos sujeitos:
Educação Básica - educação infantil, ensino fundamental, ensino médio;
Educação Superior - processo seletivo, adaptações; Amigos e Influência dos
familiares. Para a análise das entrevistas dos familiares os eixos foram:
Educação Básica - educação infantil, ensino fundamental, ensino médio;
Educação Superior. Para concluir a discussão dos dados foram agrupadas as
similaridades e particularidades das respostas. Este estudo deixou evidente a
importância familiar para o processo de escolarização de pessoas com
deficiência, mas também elucidou o empenho do próprio sujeito visto que
muitas vezes a instituição escolar deixou a desejar no processo de inclusão.

Palavras-chave: Pessoas com deficiência; Trajetórias escolares; Família.

ABSTRACT

The present study had as research question the school trajectory of people with
disabilities and the factors that led them to reach higher education, considering
family and school relations. The objective of this research was to understand
the particularities of the academic trajectory of people with disabilities who
attended higher education. The research was carried out with the purpose of
studying the life trajectories of people with disabilities who completed higher
education and their respective families. The methodological option used was
the oral history of life, in order to give voice to the interviewee. For the data
collection, a semi-structured interview was elaborated in order to rescue the
process of schooling experienced by the interviewees. Two adults with
blindness participated, both males; two adults with deafness, one female and
one male. To write the study, the interviewee' relatives also participated. A
couple was interested in being interviewed together, in the other families only
one of each relative was interviewed, being a father and two mothers. From the
organization of the data it was possible to write the following targets for the
interviewees’ analyses: Basic Education – preschool, elementary school, high
school; Higher Education - selective process, adaptations; Friends and
Influence of family members. For the analysis of the relative interviews the
targets were: Basic Education – preschool, elementary school, high school; and
Higher education. To conclude the discussion of the data, the similarities and
particularities were gathered from their answers. This study made clear the
family’s importance to the schooling process of people with disabilities, but also
showed the commitment of the interviewees themselves, since the school
institution often lacks inclusion processes.

Keywords: People with disabilities; School trajectories; Family.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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