|
|
Aluno(a) |
Alessandra David Moreira da Costa |
Titulo |
Discurso jurídico e discurso educacional no Brasil (1930-1960): uma análise de processos-crime envolvendo menores |
Orientador(a) |
|
Data |
17/02/2004 |
Resumo |
O presente trabalho tem o objetivo de analisar as aproximações entre o discurso jurídico e o discurso educacional renovador nas décadas de 1930, 1940 e 1950. O tema é sugerido por estudos que localizam a origem do discurso educacional do período em formulações do campo do direito. Tais formulações teriam constituído uma matriz de pensamento denominada histórico-sociológica, cuja característica central consiste em remeter-se ao desenvolvimento histórico da sociedade e ao contexto social vigente. A investigação tomou como fonte processos-crime envolvendo menores constantes do Arquivo Histórico Municipal de Franca/SP entre os anos de 1930 e 1959, e procedeu à categorização das problemáticas neles expressas. Os assuntos foram analisados mediante bibliografia especializada que trata do desenvolvimento histórico da família e da escola desde a Idade Moderna, com ênfase no Brasil e no movimento educacional renovador (Escola Nova), bem como na história das idéias jurídicas que abordam o tratamento dado à infância. As conclusões do trabalho sugerem que tanto a esfera judiciária quanto a educacional expressam o intuito de normalizar a infância, dentro dos ideais de modernização do país, e que ambas empregam categorias discursivas e recorrem a saberes científicos que remetem a problemática do menor e de suas famílias a dois contextos não exclusivos: a degradação do ambiente social, cultural e moral e os problemas individuais de ordem psicológica. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|