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Aluno(a) |
Zilda Rodrigues |
Titulo |
A escola prisional na perspectiva de seus egressos |
Orientador(a) |
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Data |
21/05/2003 |
Resumo |
A escola prisional é uma instituição que se encontra no seio de outra instituição, a prisão. O presente estudo propõe-se a explicitar os embates e os paradoxos de instituições tão diferentes em suas concepções, na perspectiva dos egressos da escola prisional. A escola visa promover a cidadania e a liberdade do homem por meio do conhecimento. A prisão visa isolar, segregar, punir, mortificar o eu, retirar a cidadania social e política do homem preso, embora apregoe a ressocialização como meta. A escola prisional situa-se nessa contradição. A pesquisa foi realizada em um anexo semi-aberto de uma penitenciária do interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram selecionados trinta sentenciados, dos quais 12 aceitaram participar e desses, cinco chegaram ao final da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são egressos de várias escolas prisionais do Estado de São Paulo e, no momento, não estudam, pois o anexo semi-aberto não possui escola. O objetivo geral do estudo é investigar e desvelar a escola prisional na vivência de seus egressos. A metodologia utilizada é de caráter etnográfico. Para o estudo, foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas, gravadas e transcritas, reuniões de grupo, jogos dramáticos e filmado o teatro espontâneo. A análise dos dados pesquisados foi analisada na perspectiva da análise institucional. Concluímos que os egressos percebem a escola prisional como local de acolhimento e refúgio do carcerário e não de aprendizagem. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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