UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Taís Justo Caniato Guedes
Titulo Dilemas organizacionais: um estudo de padrões organizacionais defensivos em uma escola da rede estadual de São Paulo
Orientador(a)
Data 28/02/2003
Resumo O estudo, ora apresentado, tem por objetivos identificar práticas organizacionais adotadas nas escolas públicas que favoreçam ou inibam uma gestão administrativa e pedagógica autônoma e que possibilitem, ou não, a participação da comunidade. A minha intenção ao analisar a questão da autonomia e da participação da comunidade é a crença, não só minha, como da literatura específica da área que relata casos sobre esses dois temas, de que a superação dos diversos problemas pelos quais a escola pública passa (evasão, exclusão, descompromisso com o aluno, ensino de baixa qualidade e professor, aluno e pais desmotivados) se vislumbra a partir da institucionalização de práticas participativas e autônomas na escola. O enfoque da minha análise neste estudo sobre práticas organizacionais da escola pública conta com as contribuições teóricas de Ramos (1989), cuja obra apresenta o arcabouço conceitual de uma nova ciência das organizações, e também de Argyris (1982) que se dedicou a discutir o processo de aprendizagem organizacional e respectivas dificuldades para sua implantação frente ao que ele denomina “raciocínio defensivo”. Tais contribuições teóricas permitem ir além da mera observação, dando condições de perceber, por um lado, os requisitos que delimitam a escola enquanto organização social e, por outro, quais as implicações desses em suas práticas administrativas e pedagógicas. A partir dessa forma de análise será possível identificar as questões de fundo que estabelecem as práticas e que nem sempre estão colocadas de maneira óbvia a um espectador comum. Estudar práticas organizacionais, tanto de âmbito administrativo como pedagógico, é uma tentativa de perceber nuanças de gestos, falas e atitudes. Entendo que o método que parece mais adequado para o desenvolvimento da presente pesquisa é por meio de um estudo de caso de enfoque etnográfico. Dado este propósito, realizei a pesquisa de campo em uma escola da rede estadual de ensino fundamental do 2º ciclo, isto é, da 5ª a 8ª séries, no período compreendido entre 26/5/00 e 31/1/02, totalizando um pouco mais de 200 (duzentas) horas de observação, entrevistas e análise de documentos.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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