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Aluno(a) |
Sônia Aparecida Belletti Cruz |
Titulo |
O professor diante das dificuldades de aprendizagem de seus alunos: concepções e intervenção |
Orientador(a) |
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Data |
25/09/2003 |
Resumo |
A preocupação e o desconforto com o comportamento e o baixo desempenho de crianças com dificuldade de aprendizagem e a atuação de seus professores no cotidiano de sala de aula nos instigaram a realizar o presente estudo. Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semi-estruturada, o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e o que dizem fazer para o enfrentamento desta situação. Os sujeitos são oito professores de 1ª a 4ª séries de uma escola pública estadual da cidade de Araraquara-SP. Os depoimentos dos professores foram organizados em classes: classe 1- O que os professores dizem sobre o conceito de dificuldade de aprendizagem e suas causas; classe 2 Como os professores descrevem o comportamento da criança com dificuldade de aprendizagem, a sua relação com o processo ensino-aprendizagem, com o professor e com o colega e o seu próprio trabalho; classe 3 - O que os professores dizem fazer para enfrentar a dificuldade de aprendizagem de seu aluno, nos aspectos pedagógico e afetivo; classe 4 - O que os professores dizem ser a resposta do aluno após a ação do professor. Os resultados mostram que os professores apresentam três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Porém, dizem acreditar que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Ao descreverem o comportamento destas crianças e a relação delas com o professor e com os colegas, os professores as consideram normais, relatando poucos casos de desvios. A intervenção dos professores para ajudar seus alunos no enfrentamento das dificuldades pode ser classificada em estratégias pedagógicas e estratégias afetivas. Pedagogicamente, dizem utilizar atividades diferenciadas e encaminhar o aluno ao reforço escolar. Afetivamente, motivam e incentivam as crianças, através de conversas, elogios e advertências. Os alunos percebem a ação do seu professor e reagem de forma positiva, demonstrando entusiasmo na realização das atividades e carinho, presenteando o professor com seus feitos e aproximando-se fisicamente dele. Acreditamos que a concepção e a intervenção do professor sobre dificuldades de aprendizagem são resultado de como ele aprendeu a ensinar e de sua vivência no ambiente escolar em que se insere. Desta forma, expressam a compreensão atual de sua estratégia docente. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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