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Aluno(a) |
Sandra Caucabene Sicchiroli |
Titulo |
Traço de sonoridade e aprendizagem escolar |
Orientador(a) |
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Data |
08/07/2003 |
Resumo |
As alterações de fala e escrita relacionadas ao traço de sonoridade, muitas vezes interferem no desempenho escolar das crianças dificultando a aprendizagem escolar. Entende-se por traço de sonoridade a diferenciação dos fonemas sonoros realizados com vibração das pregas vocais (/b/, /d/, /g/, /v/, /z/, / / ), dos fonemas surdos, os que não são produzidos com vibração das pregas vocais (/p/, /t/, /k/, /f/, /s/, / / ). O presente estudo teve como objetivo identificar problemas na aprendizagem de alunos com alterações na linguagem oral e escrita relacionadas ao traço de sonoridade, aplicar um programa de intervenção fonoaudiológica para verificar mudanças no desempenho escolar dos mesmos e oferecer palestras aos professores, visando orientá-los para um melhor discernimento das alterações referentes aos traços de sonoridade. Os dados foram obtidos através da análise da fala e da escrita de seis alunos com alterações relacionadas ao traço de sonoridade e defasagem na aprendizagem escolar, dentre os 28 de 1ª à 4ª séries, encaminhados por suas professoras. Um programa de intervenção fonoaudiológica foi aplicado nestas crianças, comparando os seus desempenhos aos do início do estudo, através de avaliações específicas e da observação das professoras. Os resultados mostraram uma nítida melhora na aprendizagem dos alunos quanto às alterações de fala e escrita relacionadas ao traço de sonoridade, demonstrando ser este um fator a ser levado em conta no desenvolvimento escolar da criança. Também as professoras mostraram melhor compreensão e discernimento quanto a alterações que podem ser trabalhadas em sala de aula, daquelas passíveis de encaminhamentos a tratamentos específicos. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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