UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rosiane de Fátima Ponce
Titulo Vergonha e humilhação na perspectiva de alunos e professoras no início do ensino fundamental
Orientador(a)
Data 27/06/2003
Resumo Ao revisar o baú das experiências de vida, provavelmente muitas pessoas se depararão com acontecimentos que lhes fizeram enrubescer a face, sentindo-se embaraçado, acanhado e/ou tímido e, talvez, o desfecho final tenha sido as lágrimas em público. E, principalmente, se forem concentradas as lembranças da fase de infância em que os adultos (pais, responsáveis ou professores) usaram de palavras, gestos, olhares ou castigos físicos com a intenção de envergonhar, humilhar a criança, rebaixando-a diante dela mesma e de outros expectadores. Percebe-se, quando adulto, que muitas das feridas presentes nas representações de si datam da infância, das violências físicas ou psicológicas sofridas no lar ou na escola. Avalia-se que a vergonha e a humilhação são sentimentos de suma importância na vida dos seres humanos, presentes em suas ações e juízos de valor, mas poucos são os estudos na área da psicologia voltados ao tema no Brasil. Nesse sentido, essa pesquisa visou analisar como são percebidos e nomeados os sentimentos de vergonha ou humilhação no espaço escolar. Investigar e analisar situações de sala de aula que propiciam os sentimentos de vergonha ou humilhação e as possíveis relações com os juízos de valor nas representações de si, de alunos e professoras, no processo de aprendizagem, foi o objetivo central dessa pesquisa realizada em uma classe de terceiro ano do Ensino Fundamental (Ciclo I) na cidade de Araçatuba/S.P. Utilizou-se da abordagem qualitativa, recorrendo ao uso de técnicas de observação de situações de sala de aula e ambiente escolar durante cinco meses consecutivos e da realização de entrevistas individuais de natureza semi-estruturada com 06 alunos e 03 professoras. As questões centrais foram: que juízos de valor estão presentes nas práticas escolares e que podem desencadear os sentimentos de vergonha ou humilhação? Como são percebidos ou nomeados por alunos e professoras os sentimentos de vergonha ou humilhação? Que representações as professoras fazem de si e dos alunos? Que representações os alunos fazem de si e das professoras? Verificou-se que as exposições em público, ao realizar exercícios na lousa ou participar de um teatro, provocaram os sentimentos de vergonha ou humilhação tanto nos alunos (hoje) quanto nos professores (ontem).
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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