|
|
Aluno(a) |
Eliane Aparecida Piza Candido |
Titulo |
A ATUAÇÃO DOCENTE JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Orientador(a) |
Profa. Dra. RELMA UREL CARBONE CARNEIRO |
Data |
10/09/2018 |
Resumo |
RESUMO
Essa pesquisa apresenta um estudo sobre a concepção dos docentes quanto à inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior e sua ação pedagógica. O Brasil, a exemplo de muitos outros países, tem uma dívida histórica baseada na exclusão e segregação desses sujeitos, no entanto, paulatinamente, seus direitos estão sendo efetivados, porém, muito mais referentes à Educação Básica. Atualmente, a partir de políticas e do avanço da escolarização desses sujeitos, objetiva-se envolver de forma mais efetiva a Educação Superior. Assim, essa pesquisa teve como objetivo verificar a concepção de docentes universitários sobre a atuação com estudantes com deficiência e para tanto, utiliza-se da abordagem qualitativa sendo caracterizada principalmente pela possibilidade de criação de dados descritivos que permitem observar o modo de pensar dos participantes. O procedimento metodológico foi o Estudo de Caso, envolvendo docentes atuantes com estudantes com deficiência de uma instituição particular de Educação Superior do estado de São Paulo, devido às matrículas de estudantes com deficiência na Educação Superior serem maiores nas instituições privadas. Com esse estudo foi possível dar voz aos docentes por meio de uma entrevista face a face, que teve em seu roteiro questões abertas e fechadas. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo considerando os propósitos da pesquisa qualitativa. Após a transcrição de suas falas foram construídas categorias de análise que permitiram a discussão dos dados. Os dados mostram a necessidade de reflexão sobre a atuação docente na tentativa de diminuir as medidas excludentes que dificultam o acesso e a permanência desses estudantes na Educação Superior.
Palavras – chave: Inclusão Escolar. Estudante com Deficiência. Educação Superior. Atuação Docente
ABSTRACT
This research presents a study on the professors’ views regarding the inclusion of people with disabilities in Higher Education and their pedagogical action. Brazil, like many other countries, has a historical debt based on the exclusion and segregation of these individuals, however, gradually, their rights are being implemented, but mainly related to the Basic Education system. Currently, based on policies and the advancement of the schooling of these individuals, it is aimed to involve more effectively also the Higher Education system. Thus, this research had the objective of verifying the conception of university professors about the work with students with disabilities and for that, the qualitative approach is used, being characterized primarily by the possibility of creating descriptive data that allows observing the way of thinking of the participants. The methodological procedure was the Case Study, involving professors working with students with disabilities from a private higher education institution in the state of São Paulo, since enrollments of students with disabilities in higher education were higher in private institutions. With this study it was possible to give voice to the professors through a face-to-face interview, which had in its script open and closed questions. Data analysis was done through content analysis considering the purposes of the qualitative research. After the transcription of theirs interviews, categories of analysis that allowed the discussion of the data were built. The data show the need to reflect on the professors' performance in an attempt to reduce the exclusionary measures that hinder the access and permanence of these students in the Higher Education system.
Key - words: School Inclusion. Student with Disability. Higher Education. Teaching Experience.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|