UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Roberta Aline Sbrana
Titulo A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: Um estudo comparativo por meio da Análise Retórica
Orientador(a) Prof. Dr. MARCUS VINICIUS DA CUNHA
Data 25/09/2018
Resumo RESUMO
Este trabalho compara o discurso filosófico e educacional de Jean-Jacques Rousseau com o de John Dewey com o objetivo de identificar aproximações entre eles, sem desprezar eventuais diferenças, focalizando os temas sociedade, educação e homem. A comparação é feita por meio da análise retórica, metodologia fundamentada na Retórica de Aristóteles e na nova retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca. A intenção é verificar se Rousseau, assim como Dewey, pode ser qualificado como partidário da tradição discursiva retórica e se a sua proposta educacional expressa os princípios da pedagogia retórica. A introdução discute os significados atribuídos à retórica no decorrer da história, destacando a sua relevância em pesquisas que examinam discursos pedagógicos. Os três primeiros capítulos são dedicados à análise dos três temas nos discursos de Rousseau e de Dewey, apresentando suas estratégias argumentativas e marcos discursos. Devido à identificação de traços típicos da retórica sofista no discurso de ambos, o quarto capítulo defende a inserção de Rousseau na tradição retórica, como se faz com Dewey, e considera que as suas concepções educacionais têm familiaridade com a pedagogia retórica, tal qual a filosofia educacional deweyana. Nas considerações finais são apresentadas possíveis contribuições desta análise para a educação na atualidade.
Palavras-chave: Jean-Jacques Rousseau; John Dewey; Retórica; Educação; Filosofia.
ABSTRACT
This work compares Jean-Jacques Rousseau's philosophical and educational discourse with John Dewey's in order to identify approximations between them, without neglecting any differences, focusing on the themes of society, education and man. The comparison is made through rhetorical analysis, a methodology based on Aristotle's Rhetoric and the new rhetoric of Perelman and Olbrechts-Tyteca. The intention is to verify whether Rousseau, like Dewey, can be qualified as a partisan of the rhetorical discursive tradition and whether his educational proposal expresses the principles of rhetorical pedagogy. The introduction discusses the meanings attributed to rhetoric throughout history, highlighting its relevance in research that examines pedagogical discourses. The first three chapters are dedicated to the analysis of the three themes in the speeches of Rousseau and Dewey, presenting their argumentative strategies and frameworks. Due to the identification of typical features of sophist rhetoric in their discourse, the fourth chapter argues for Rousseau's insertion into the rhetorical tradition, as is done with Dewey, and considers that his educational conceptions are familiar with rhetorical pedagogy, just as philosophy educational background. In the final considerations are presented possible contributions of this analysis to the education in the present time.
Keywords: Jean-Jacques Rousseau; John Dewey; Rhetoric; Education; Philosophy.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara