UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rosa Maria Furlani
Titulo Gestão da escola pública paulista: construindo uma organização de aprendizagem
Orientador(a)
Data 25/08/2003
Resumo O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apontar fatores que elucidam as principais dificuldades na implementação de um programa de descentralização da educação no Estado de São Paulo, a partir da aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – a LDB de 1996, durante a Gestão Mário Covas, sobretudo fundamentados nos modelos de gestão empregados nas unidades escolares, ainda hoje.A pesquisa conta com um profundo referencial teórico-metodológico, particularmente voltado para a transição dos modelos de gestão apresentados pelas teorias organizacionais e se propõe, a partir da teoria de base das organizações de aprendizagem, a estabelecer um novo contexto organizacional em que predominem a aprendizagem constante, o desenvolvimento de competências, maior autonomia dos atores do processo educacional e sua efetiva participação. Apesar de se tratar do desenvolvimento teórico de uma nova proposta para os problemas da educação, comparativamente aos dados apresentados pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo – a SEE, a pesquisa mostrou significativa coerência e condições para que a rede estadual de ensino, por meio de seus atores, possa partilhar na busca e consolidação de uma organização de aprendizagem, pois se percebe neste contexto, a escola pública, como uma escola que aprende, em potencial.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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