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Aluno(a) |
Marcio Magalhães da Silva |
Titulo |
A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO ESTRATÉGIA PARA CAPTURA DA SUBJETIVIDADE DA CLASSE TRABALHADORA |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Ligia Marcia Martins |
Data |
24/08/2018 |
Resumo |
RESUMO
Desde 2011 o Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com outras instituições, tem
realizado eventos e ações diversas visando garantir a incorporação das chamadas
competências socioemocionais aos currículos e à legislação educacional no Brasil. Como
resultado dessas ações, a pesquisa sobre competências socioemocionais tem recebido
financiamento público e esse conceito já foi incorporado aos currículos na reforma do ensino
médio e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por essa razão, o presente trabalho
toma como objeto de investigação as propostas de formação das referidas competências tendo
como objetivo identificar seus impactos no processo de escolarização dos indivíduos. Para
tanto, a psicologia histórico-cultural é adotada como principal referência teórica e, além dela,
o materialismo histórico-dialético como fundamento filosófico e referência teóricometodológica
da pesquisa, bem como trabalhos de pesquisadoras/es que compartilham, nos
diferentes campos da ciência, do mesmo fundamento. No âmbito da educação e da pedagogia
a referência da análise é a pedagogia histórico-crítica, o que implica a compreensão da escola
como instituição social cuja função precípua é promover o máximo desenvolvimento dos
indivíduos por meio da socialização dos conhecimentos historicamente produzidos e
acumulados pela humanidade. A partir daí, a presente pesquisa busca verificar a hipótese de
que a inserção de competências socioemocionais no currículo escolar vem atender ao
interesse de perpetuação da situação de exploração da classe trabalhadora que caracteriza a
sociedade capitalista por meio da captura da subjetividade dessa classe. Foram identificadas
as competências socioemocionais que se espera formar, as justificativas apresentadas, os
referenciais teóricos e as recomendações didático-metodológicas das propostas disponíveis. A
psicologia histórico-cultural permitiu denunciar a artificialidade da cisão que as competências
socioemocionais estabelecem entre cognição e afeto, a serviço do esvaziamento da formação
nas escolas públicas brasileiras e como estratégia da burguesia para exercer o controle sobre
emoções e sentimentos da classe trabalhadora e, ao mesmo tempo, responsabilizar os
indivíduos pela desigualdade social e por sua própria pobreza.
Palavras–chave: Competências socioemocionais. Competências não-cognitivas. Emoções.
Sentimentos. Psicologia histórico-cultural. Pedagogia histórico-crítica.
ABSTRACT
Since 2011, the Ayrton Senna Institute (ASI), in partnership with other institutions, has held
many events and actions in order to ensure the incorporation of so-called socio-emotional
skills into curricula and educational legislation in Brazil. As a result of these actions, the
research on socio-emotional skills has received public funding and this concept has already
been incorporated into the curricula in high school reform and the National Curricular
Common Base (NCCB). For this reason, the present work takes the proposals of formation of
these skills as object of investigation aiming to identify their impacts in the schooling
education. For that, historical-cultural psychology is adopted as the main theoretical
reference, and historical-dialectical materialism as a philosophical foundation and research's
theoretical-methodological reference, as well as the works of researchers that share the same
plea in the different fields of science. In the education and pedagogy context the reference of
analysis is historical-critical pedagogy, which implies the understanding of school as a social
institution whose primary function is to promote the maximum development of individuals
through the socialization of knowledge historically produced and accumulated by humanity.
Considering that, the present research seeks to verify the hypothesis that the insertion of
socioemotional skills in the school curriculum comes to attend to the interest of perpetuation
of the capitalistic system through the capture of the working class subjectivity. The socioemotional
skills expected to be formed, the justifications presented, the theoretical references
and the didactic-methodological recommendations of the available proposals were identified.
Historical-cultural psychology allowed denouncing the artificiality of the split that socialemotional
skills establish between cognition and affection, in the service of the emptying of
the education in the Brazilian public schools and as strategy of the bourgeoisie to exert control
on emotions and feelings of the working class and, at the same time, to blaming the workers
for social inequality and for their own poverty.
Keywords: Soft skills. Social and emotional skills. Non-cognitive skills. Emotions. Feelings.
Historical-cultural psychology. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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