|
|
Aluno(a) |
Marcelo Ubiali Ferracioli |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO VOLUNTÁRIA EM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: determinantes pedagógicos para a educação escolar |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Ligia Marcia Martins |
Data |
28/08/2018 |
Resumo |
RESUMO
Diante de diagnósticos controversos, estudantes da Educação Básica recebem tratamentos medicamentosos para supostos transtornos neurobiológicos relacionados à não aprendizagem, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Através da crítica histórico-cultural à medicalização da educação e ao TDAH, assume-se que a alternativa às propostas organicistas reside na possibilidade de gerar desenvolvimento através de processos de ensino, incluindo a atenção e o autocontrole da conduta. Considerando a necessidade de instrumentalização pedagógica de professores para enfrentar esta questão, o objeto de estudo desta pesquisa é a relação entre o processo de ensino escolar e o desenvolvimento da atenção voluntária. A tese afirma que o desenvolvimento desta função ocorre por demanda da própria atividade, por meio de tarefas de ensino planejadas e executadas pelo professor de modo a conduzir o educando à internalização de signos que passam a mediar internamente sua atenção, tornando-a crescentemente autocontrolada por motivos ligados ao estudo, em uma educação escolar que, ao ensinar os conteúdos sistemático-científicos, promova intencionalmente tal desenvolvimento. Sendo assim, seu objetivo é identificar determinantes pedagógicos responsáveis por melhor promover o desenvolvimento da atenção voluntária de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista o processo de ensino sob responsabilidade do professor. Os principais referenciais teóricos utilizados são o Materialismo Histórico Dialético, a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, além de estudos sobre a produção social do fracasso escolar e a medicalização da educação. Esta é uma pesquisa interventiva com coleta de dados em campo. Os sujeitos são 95 crianças de 4 turmas do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal e suas respectivas professoras. O pesquisador conduziu Verificações do Desempenho Atencional na Tarefa no início e fim do ano letivo de 2016, e ministrou Intervenções de Ensino Escolar durante 16 semanas entre as duas Verificações mencionadas, com registros presenciais (realizados por auxiliar de pesquisa) e em vídeo, observando o tempo de atenção na tarefa das crianças, entre outros fatores. Os resultados empíricos indicaram que as turmas ampliaram, ao longo do ano, suas capacidades escolares, incluindo seus desempenhos nas tarefas, autocontrole da conduta e volumes atencionais voluntários. No cerne deste movimento está justamente o processo de internalização de signos/conteúdos escolares na atividade de estudo, demonstrando a tese antes exposta. O objetivo de pesquisa foi realizado através de síntese teórico-concreta superadora dos resultados empíricos, esclarecendo que os principais determinantes pedagógicos destas mudanças estão, sobretudo, nas formas como os conteúdos são ensinados, com destaque para o número de fases de uma tarefa e suas durações em aula, assim como para o movimento de intercalar oportunidades centralizadas e descentralizadas de ensino, de acordo com os recursos atencionais atuais e iminentes dos educandos, com vistas à coesão interna da tríade conteúdo-forma-destinatário. Por fim, exploram-se alguns desdobramentos pedagógicos dos resultados teóricos de pesquisa, em alternativa a medidas medicalizantes em contexto escolar, sinalizando a necessidade de aprofundamento de tais implicações em projetos futuros.
Palavras-chave: Desenvolvimento psíquico; Atenção voluntária; Internalização de signos; Educação Escolar; Ensino.
ABSTRACT
Facing contentious diagnosis, elementary school students receive medical treatment for alleged neurobiological learning disabilities such as Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). By means of historical-cultural critical view of education medicalization and ADHD, we stand that the alternative to organicist solutions to this problem lies on developing attention e behavioral self-control through teaching processes. Whereas it is necessary prepare teachers to deal with this matter, this study object is the relation between school teaching and voluntary attention development. The main idea is that this psychological function development occurs depending on child’s own activity, by means of teaching tasks, planned and executed by teachers towards students internalization of signs, that start to internally mediate their attention processes, turning it to be progressively self-controlled and tied to study motivation, considering that school education, as teaches its own systematic and scientific contents, intentionally promotes psychic development. Thus, this study goal is to identify the pedagogical determinants responsible for the best promotion of voluntary attention development in the early ages of primary school. The theoretical references were Historical-Dialectical Materialism, Cultural-Historical Psychology and Critical-Historical Pedagogy, aside from studies about school failure social production and education medicalization. This is a interventional research with field data collection. The participant subjects are 95 second grade elementary school students of 4 different classes and their respective teachers. The researcher applied Attention Performance Assessment in Tasks at the beginning and by the end of the school year of 2016 and presented School Teaching Interventions along 16 weeks between the two mentioned Assessment, registered in notes (taken by research assistant) and video, observing time of attention during child’s tasks, among other factors. Empirical results indicate that during the year children amplified their school abilities, including task performance, behavioral self-control and voluntary attention. At the core of this movement is exactly the sign/school contents internalization process, demonstrating the previously exposed thesis. The research goal has been achieved by means of concrete-theoretical synthesis, which has overcome the empirical results and has shown that the main pedagogical determinants are, above all, in the ways how contents are taught, with emphasis to the number of phases and length of the task, aside the movement of intersperse centralized and decentralizes teaching opportunities, according to students current and imminent attention resources, aiming internal cohesion of the triad content-form-recipient. Finally, we prospect some pedagogical developments of the research theoretical results, alternatively to medicalizant measures in school context, pointing to the need of deepening of such implications in future projects.
Keywords: Psychic development, voluntary attention, sign internalization, school education, teaching. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|