UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Verônica Lima dos Reis
Titulo Concepções e relatos de adolescentes com altas habilidades ou superdotação sobre aspectos psicossociais da sexualidade
Orientador(a) Profa. Dra. Ana Claudia Bortolozzi Maia
Data 14/08/2018
Resumo A sexualidade é uma vivência complexa da vida de qualquer pessoa e abrange, dentre outros aspectos, o amadurecimento do corpo, os sentimentos de afeto e amor, as práticas sexuais, a saúde sexual e reprodutiva. As discussões sobre educação sexual são intensas no cenário brasileiro, especialmente nos espaços educativos. Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD) apresentam assincronismo em seu processo de desenvolvimento intelectual e afetivo. Este estudo, qualitativo-descritivo, de abordagem sociológica teve por objetivo geral verificar aspectos psicossociais da sexualidade de adolescentes avaliados como tendo AH/SD, além de: revisar sistematicamente a literatura sobre aspectos psicossociais da sexualidade de adolescentes com AH/SD; investigar o acesso a informações sobre sexualidade, bem como questões da Educação Sexual desses adolescentes; analisar possíveis crenças e valores sexuais desse grupo de jovens; levantar relatos sobre conhecimento, ações e atitudes diante da sexualidade; e, elaborar uma proposta para intervenção com orientações para um programa de Educação Sexual destinado a adolescentes com AH/SD. Os resultados mostram que a literatura é carente de estudos sobre sexualidade de adolescentes com AH/SD; estes, por sua vez, assim como outros, estão submersos pelas construções sociais, culturais e históricas que envolvem a sexualidade, apresentando informações e crenças baseadas em mitos e inverdades; carecem de informações científicas que os auxiliem na construção de suas subjetividades; e confirmam a tese de que todos(as) independentemente de suas características cognitivas necessitam de Educação Sexual formal. Consideram-se relevante a Educação Sexual emancipatória para o desenvolvimento global do(a) adolescente com AH/SD o que pode favorecer seu desenvolvimento emocional para além da intelectualidade e criatividade.

Palavras-Chaves: Sexualidade, Educação Sexual, Altas Habilidades, Superdotação, Adolescência.


ABSTRACT

Sexuality is a complex experience of the life of any person, and includes, among other things, maturation of the body, feelings of affection and love, sexual practices, sexual and reproductive health. The discussions about sex education are intense in the Brazilian scenario, especially in the educational spaces. People gifted present asynchronism in their process of intellectual and affective development. This qualitative-descriptive study of a sociological approach aimed to verify psychosocial aspects of sexuality of adolescents gifted, in addition to: systematically review the literature on psychosocial aspects of sexuality of adolescents gifted; investigate access to information on sexuality as well as sexual education issues of these adolescents; analyze possible beliefs and sexual values of this group of young people; to report on knowledge, actions and attitudes towards sexuality; and, to prepare a proposal for intervention with guidelines for a Sexual Education program for adolescents gifted. The results show that the literature is lacking in studies on sexuality of adolescents gifted; these, in turn, as well as others, are submerged by the social, cultural and historical constructions that involve sexuality, presenting information and beliefs based on myths and untruths; they lack scientific information to assist them in the construction of their subjectivities; and, confirm the thesis that everyone regardless of their cognitive characteristics needs formal Sexual Education. Emancipatory Sexual Education for the overall development of the adolescent gifted is considered to be relevant, which may favor their emotional development beyond intellectuality and creativity.

Keywords: Sexuality, Sexual Education, High Abilities, Giftedness, Adolescence.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara