UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) João Antonio Galbiatti Filho
Titulo EXPECTATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS
Orientador(a) Prof. Dr. Edson do Carmo Inforsato
Data 28/08/2018
Resumo RESUMO
A prática educacional vem passando por um momento de rupturas devido às várias questões que passaram a ocupar o cenário educacional, entre as quais a presença de um Estado Avaliativo buscando qualidade e excelência por meio de um sistema nacional de medidas. Atualmente, há muitas capacitações para o professor universitário nos cursos de pós-graduação, tanto no lato sensu quanto no strictu sensu, mas elas concentram-se apenas nas áreas de conhecimento nas quais o professor atua. Na parte pedagógica é mínimo o esforço para se capacitar o professor para que ele tenha um desempenho melhor com os seus alunos e, assim, atue de forma mais efetiva na graduação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é conhecer as expectativas docentes dos professores de instituições públicas e particulares do estado de São Paulo quanto à formação continuada de docentes universitários. Para isso, discutiremos a formação continuada sob três óticas: 1) A expectativa quanto à idade do docente; 2) Expectativas quanto à relação de trabalho com a instituição (Pública ou Particular) em que leciona e o incentivo à formação continuada; e 3) Expectativa do docente com relação à formação continuada. Foi feita a coleta de dados em sujeitos em todas as instituições de ensino superior pública e privada do estado de São Paulo, por meio de um questionário fechado on-line. Para a análise estatística dos dados obtidos no questionário enviado aos docentes, foi utilizada a tabela de Burt. É uma tabela de resíduos que possuem distribuição Normal a todo valor superior a 1,96 e rejeita-se a hipótese nula por não ter correspondência. Assim, todo valor superior a 1,96 admitimos ter correspondência entre variáveis ou categorias. Esperamos chegar a resultados que possam contribuir para a reflexão do aprimoramento profissional docente no ensino superior.
Palavras-Chave: Formação continuada. Docente universitário. Desenvolvimento profissional. Ensino superior.

ABSTRACT
The educational practice is going through a moment of ruptures due to the several issues that have come to occupy the educational scene, among which the presence of an Evaluation State seeking quality and excellence through a national system of measures. Currently, there are many trainings for the university professor in postgraduate courses, both in the lato sensu and strictu sensu, but they focus only on the areas of knowledge in which the teacher acts. In the pedagogical part, there is minimal effort to train the teacher so that he performs better with his students and, thus, he acts more effectively in the graduation. Therefore, the objective of this study is to know the teachers' expectations of the professors of public and private institutions in the state of São Paulo regarding the continuing education of university teachers. For this, we will discuss the continuous formation under three perspectives: 1) The expectation regarding the age of the teacher; 2) Expectations regarding the working relationship with the institution (Public or Private) in which he teaches and the incentive to the continuous formation; and 3) Teacher's expectations with respect to continuing education. Data were collected on subjects in all public and private higher education institutions in the state of São Paulo, through an online closed questionnaire. For the statistical analysis of the data obtained in the questionnaire sent to the teachers, the Burt table was used. It is a table of residues that have Normal distribution at all values higher than 1.96 and the null hypothesis is rejected because it does not correspond. Thus, any value greater than 1.96 allows us to match variables or categories. We hope to reach results that may contribute to the reflection of the teachers’ professional development in higher education.

Key words: Continuing education. University lecturer. Professional development. Higher education.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara